Carplace
A prima americana da Chevrolet S10 continua provocar os instintos mais primitivos em sua parente emergente. O exemplo mais recente disso é a versão ZR2, focada no uso fora-de-estrada. E não pense você que ela é capaz de vencer um atoleiro qualquer no interiorzão. Segundo a GM, a Colorado ZR2 já venceu até a famosa trilha Rubicon.
O segredo para isso, como se pode imaginar, está na suspensão da picape. Ela foi elevada em 5 cm e traz braços de suspensão de ferro fundido que aumentam sua bitola em 8,9 cm. As rodas, exclusivas da versão ZR2, são 17×8, calçadas por pneus Goodyear Duratrac de 31 polegadas. Seus amortecedores são do tipo DSSV (Dynamic Suspension Spool Valve), da Multimatic. São os mesmos usados pelo Camaro Z/28 e eles oferecem como vantagem válvulas que modificam a ação de amortecimento dependendo da velocidade e da posição. De acordo com a Chevrolet, enquanto amortecedores comuns só oferecem duas condições de amortecimento (compressão e extensão), enquanto os DSSV oferecem seis delas.
Outro motivo de inveja da Colorado ZR2 são os motores: o V6 3.6 a gasolina, provavelmente o mesmo usado pelo Traiblazer, e o 2.8 Duramax, turbodiesel. É certeza que a Colorado ZR2 não será vendida por aqui, mas ela certamente servirá de inspiração para muitos picapeiros dispostos a subir parede com suas S10. (Carplace/Gustavo Henrique Ruffo)