Diário do Grande ABC
A Volkswagen anunciou durante o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo 2016 que vai investir R$ 7 bilhões no Brasil deste ano até 2020. Do montante, boa parte será consumida para fabricar quatro modelos no Brasil.
“As fábricas receberão investimento e serão modernizadas”, disse o presidente da Volkswagen para o Brasil, América do Sul e América Central, David Powels, ao descartar nova planta.
Embora o executivo não tenha aberto quais serão os modelos, e nem se algum veículo dessa ‘família’ já é comercializado no País, sabe-se que se trata de plataformas modulares de alta tecnologia, chamadas de MQB, que permite produzir uma mesma base para diferentes carrocerias e facilitam, assim, as vendas ao Exterior, ao eliminar diferenças entre os mesmos carros produzidos em diversas partes do mundo, que se tornam globais. Atualmente, em São José dos Pinhais o Golf já é feito em MQB.
A Volks também não revelou em quais unidades esses produtos serão fabricados, mas a equipe do Diário apurou que há grandes chances de a planta da Anchieta, em São Bernardo, receber parte dos aportes e da linha de produção. Hoje, apenas o Saveiro e o Gol são produzidos na unidade, que também monta o Jetta, que já vem pintado. No entanto, nos últimos anos, no local eram fabricados também a Kombi, o Gol G4 e o Polo.
Bancos
Após imbróglio que se arrastou de março de 2015 até agosto de 2016 (quando a montadora contabilizou 140 dias de paralisações e 130 mil veículos que deixaram de ser produzidos) por conta de problemas com sua fornecedora de bancos automotivos Keiper (que envolveu liminar na Justiça para retirar o ferramental da autopeça e antecipação das férias coletivas de dezembro para agosto), de origem bósnia e com fábrica em Mauá, a produção na empresa começa a voltar ao normal.
Há cerca de dois meses quem ocupa o posto é a Amvian, companhia norte-americana que possui fábrica em Atibaia (Interior), com 250 funcionários, há seis anos. (Diário do Grande ABC/Soraia Abreu Pedrozo e Vagner Aquino)