Portal Fenabrave
Segundo dados apurados pela Fenabrave, entidade que representa mais de 7 mil concessionários de veículos no Brasil, a transferência de veículos seminovos e usados, em todos os segmentos automotivos (automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas e implementos rodoviários), sofreu retração de 8,54% em outubro na comparação com setembro deste ano.
No total, foram transferidas 1.037.518 unidades em outubro, contra 1.134.393 em setembro. No acumulado do ano, as transferências já somam 10.825.885 unidades, com queda de 1,96% em comparação com o mesmo período de 2015.
De acordo com o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior, o mercado de veículos usados acompanhou, basicamente, o cenário dos veículos novos no mês passado. “A diferença de um dia útil a menos (20 em outubro) e (21 em setembro) potencializou a queda nos números de transferências de veículos no mês”, explicou.
Os veículos seminovos, com até 3 anos de fabricação, apresentaram retração menor no período, totalizando 3,22% negativo. “O resultado demonstra que se não houvesse um dia útil a menos, o volume já seria superior ao mês anterior, ou seja, em dias úteis este mercado apresentou alta de 1,6% em relação a setembro”, concluiu Assumpção Jr. (Portal Fenabrave)