Tecnologia da Continental reduz pontos cegos ao volante

Coisas de Agora

 

Imagine o motorista de um caminhão tendo uma visão aérea do seu veículo, de 360 graus, em uma pequena tela no painel, como se fosse uma transmissão ao vivo via satélite. Essa tecnologia já existe, não só na Europa e Estados Unidos, mas também no Brasil.

 

O sistema, chamado de ProViu ASL 360, foi desenvolvido pelo Grupo Continental, vanguardista em soluções para a indústria automotiva, e tem como grandes benefícios a redução de pontos cegos ao volante e, consequentemente, de acidentes.

 

“Muitos acidentes acontecem por causa dos pontos cegos. Ao fazer uma manobra, o motorista pode não ter uma visão completa do retrovisor e é aí que acontecem os atropelamentos, por exemplo. Muitos acidentes envolvem crianças, uma vez que elas têm menor estatura e nem sempre são visíveis no retrovisor. Também existem muitos casos com ciclistas. Com o ProViu ASL 360, o condutor consegue enxergar toda a área ao derredor do veículo, podendo assim conduzir com mais segurança”, destaca Claudio Goto, Diretor de Negócios da unidade CVAM (Commercial Vehicle & Aftermarket) do Grupo Continental.

 

A tecnologia é composta por quatro câmeras distribuídas na área externa do veículo. Essas câmeras transmitem imagens a uma central eletrônica, que as compila em uma única imagem em tempo real. “A solução é bastante eficiente para aplicações onde a visão do motorista é bastante limitada como em carros-fortes e empilhadeiras de uma fábrica, por exemplo, dando uma visibilidade segura em um raio de aproximadamente 10 metros”, completa Goto. Outra importante aplicação do ProViu ASL 360 é em veículos de construção e implementos agrícolas, como as colheitadeiras. Com o sistema, é possível identificar se existe algum obstáculo no trajeto, como pedras e valas, que certamente danificarão o equipamento caso ele passe por cima, ou mesmo colocando em risco a dirigibilidade do veículo.

 

O Grupo Continental trabalha, através das suas divisões Automotiva (Chassis & Safety, Powertrain e Interior), ContiTech e Pneus, no desenvolvimento de componentes que façam com que os veículos sejam cada vez mais seguros, conectados e sustentáveis. Atualmente, a multinacional atua em mais de 50 países e conta com mais de 200 mil colaboradores, que contribuem para que a empresa seja o maior sistemista automotivo do mundo. O Grupo Continental também é um dos maiores fornecedores globais em mobilidade e conectividade automobilística, estando sempre na vanguarda da inovação.

 

A trajetória de sucesso do Grupo Continental teve início em 1871, em Hannover, na Alemanha, com a produção de artefatos de borracha.  Hoje, a companhia oferece para veículos de passeio, utilitários, caminhões, ônibus e afins, soluções inteligentes em freios, sensores, componentes eletrônicos multifuncionais, suspensão a ar, gerenciamento de motor, alimentação de combustível, painéis, ventilação e ar-condicionado, módulos de conforto, rádios automotivos, segurança (airbag e antifurto), gerenciamento de frota, tacógrafos, soluções de informação e entretenimento, correias, diafragmas, sistemas de vedação e vibração, pneus, dentre outras tecnologias de última geração. (Coisas de Agora)