TranspoData
Líder no semento off road com quase 50% de participação neste ano, a Mercedes-Benz lançou hoje a segunda geração do câmbio automatizado MB G330 12K (o número no final indica a quantidade de marchas), especialmente desenvolvida para esta aplicação que exige mais robustez do equipamento.
O novo câmbio vai equipar os Axor 3344 e 4144. O primeiro é mais indicado para os segmentos de cana e madeira, já o segundo para mineração e construção.
Esta transmissão automatizada tem a tecnologia de dupla embreagem (não confunda com pedal, este veículo dispensa o pedal), atributo técnico que permite uma troca de marcha mais macia, rápida e eficiente (a engenharia da Mercedes-Benz informa que a troca fica 40% mais rápida).
“Este ganho no tempo de troca de marchas tem impacto direto na produtividade pois faz o veículo ser mais rápido na operação”, diz Hélio Ribeiro, engenheiro de marketing de produto.
A Mercedes-Benz aproveitou o lançamento da caixa para dar uma incrementada em seus dois modelos off road. Os Axor ganham conjunto de bancos mais anatômicos , reforço nos protetores do cárter e novos retrovisores na parte dianteira para facilitar as manobras em campo.
O preço sugerido também é novo: 400 mil reais para o Axor 3344 e 430 mil reais para o Axor 4144.
Ari Carvalho, diretor de vendas e marketing da Mercedes-benz, acredita que o mercado off road vai se recuperar bem no ano que vem. “Para o segmento de cana, por exemplo, estimamos um crescimento de 10% nas vendas de caminhões”. (TranspoData/Mauro Cassane)