Blog da Suzane Carvalho
Nos últimos três anos, o BMW Group já distribuiu mais de 100 mil automóveis puramente elétricos e híbridos plug-in para consumidores em todo mundo. Apenas o BMW i3 já alcançou a marca de mais de 60 mil unidades vendidas, tornando-se o modelo elétrico mais bem-sucedido no segmento de compactos elétricos premium. Enquanto isso, o BMW i8 ocupa o primeiro lugar entre os esportivos híbridos, com mais de 10 mil exemplares entregues desde meados de 2014.
O BMW Group contabiliza também, aproximadamente 30.000 híbridos plug-in comercializados globalmente.
Conhecidos atualmente sob a bandeira BMW iPerformance, eles refletem a transferência da tecnologia BMW i à ampla gama de veículos do BMW Group.
”A BMW i continua apontando caminhos para o futuro e continuará a abrir portas ao BMW Group para novos conhecimentos ”, afirma o presidente do Conselho de Administração da BMW AG, Harald Krüger. ”Quando se trata de conjuntos motrizes elétricos, nós já conseguimos colocar esta transferência de tecnologia nas ruas. O próximo avanço tecnológico que iremos abordar é a condução automatizada, na qual o BMW iNEXT estabelecerá um novo ponto de referência”, acrescenta.
Ao estabelecer a BMW i e optando por desenvolver, separadamente, uma arquitetura de veículo, além da tecnologia BMW eDrive de propulsão elétrica, o BMW Group tornou-se pioneiro no campo da mobilidade individual e sustentável. Tanto o BMW i3, projetado para a mobilidade livre de emissões em ambiente urbano, quanto o esportivo híbrido plug-in BMW i8, são capazes de combinar o prazer de dirigir com uma característica premium e consistentemente voltada para a sustentabilidade, incluindo a utilização eficiente de recursos em termos de métodos de produção e matéria-prima. Isto também vem atraindo novos grupos de consumidores: mais de 80% dos proprietários do BMW i3 em todo o mundo são novos clientes da BMW.
O grupo agora oferece sete modelos que funcionam apenas com energia elétrica, como o BMW i3, ou são híbridos plug-in, combinando motor a combustão e um gerador elétrico. Outros modelos virão nos próximos anos, incluindo uma versão híbrida plug-in do MINI Countryman, a ser lançada em 2017.
Uma nova variante do esportivo BMW i8, com motorização híbrida plug-in, chegará em 2018: o conversível BMW i8 Roadster. Mais adiante, o portfólio se estenderá com a inclusão de um MINI puramente elétrico em 2019, e um BMW X3 também movido apenas a eletricidade em 2020. No início da próxima década outro modelo maior da BMW i também elétrico surgirá: o BMW iNEXT. Este modelo será o novo líder de inovação e levará a BMW i a um novo patamar. (Blog da Suzane Carvalho)