Veículos seminovos adquiridos via consórcio aumentam em cinco anos

Frota & Cia

 

Ao se deparar com a burocracia e com a dificuldade na concessão de crédito, o consórcio pode se tornar uma alternativa segura, econômica e vantajosa para a compra de veículos novos ou seminovos. Nessa modalidade de compra não há juros e os planos são maiores. Quanto às parcelas, estão entre as mais acessíveis do mercado.

 

Um levantamento feito pela ABAC (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios) com base em dados da Cetip aponta que aumentou a quantidade de veículos seminovos adquiridos por meio de consórcio nos últimos cinco anos, bem como a participação dessa modalidade nos créditos concedidos.

 

Em 2011, a média mensal de vendas de veículos usados por meio de crédito de consórcio passou de 10,4 mil unidades em 2011 para 22,3 mil em 2016 (considerando até setembro), segundo dados da associação. A alta representa uma evolução de 114,4%. Além disso, a participação do consórcio no total de aquisições por meio de créditos concedidos (financiamento ou consórcio) passou de 3,68% em setembro de 2011 para 10,69%.

 

Até agosto deste ano, o número de participantes ativos no sistema de consórcios de veículos leves (que inclui automóveis, utilitários e camionetes) era de 3,25 milhões de pessoas, segundo a ABAC. Os negócios o mecanismo relacionados a veículos leves totalizaram R$ 24,73 bilhões. O Sistema de Consórcios como um todo conta atualmente com cerca de 7 milhões de participantes ativos. (Frota & Cia)