Jornal do Carro
Depois de anos de problemas com os consumidores por causa dos defeitos do câmbio Powershift, transmissão automatizada de duas embreagens que equipa os modelos Fiesta, EcoSport e Focus, a Ford está tomando providências para reverter o desgaste causado. A montadora está enviando cartas para os proprietários desses modelos estendendo a garantia de fábrica do componente de 3 para 10 anos – ou 240 mil km rodados, o que ocorrer primeiro.
O chamado Programa de Extensão da Garantia se aplica apenas a unidades dos três modelos fabricadas entre 17 de maio de 2012 e 30 de junho de 2015 e prevê que, em caso de problemas causados pelo módulo de controle de transmissão (TCM), a substituição do item será feita gratuitamente em uma concessionária da marca.
O comunicado expressa que é importante que o diagnóstico seja feito pela autorizada, pois o reparo gratuito proporcionado pela garantia estendida será feito apenas caso os sintomas relatados tenham origem em defeito no TCM.
A Ford reconhece que os carros em questão “podem apresentar intermitência gradual de comunicação entre o módulo TCM e a transmissão, que se inicia de forma mais pontual e se torna mais frequente com o uso continuado do veículo”. Caso isso ocorra, diz a carta, o consumidor “perceberá alteração do tempo de troca das marchas, dificuldade de partida e, se a transmissão não for reparada, poderá ocorrer perda de potência com o uso prolongado do veículo.”
Um grande número de leitores do Jornal do Carro tem enviado reclamações à coluna Defenda-se manifestando problemas com o câmbio Powershift. Nos anos de 2014 e 2015, a coluna recebeu em média uma queixa a cada 23 dias, o que motivou a elaboração de uma reportagem publicada em 9 de dezembro de 2015. De lá para cá, novos relatos nesse sentido continuam chegando à coluna.
Boa parte das queixas descreve trepidações e vibrações no câmbio, consideradas anormais pelos leitores. Em alguns exemplares, a caixa falha entre as passagens de marcha ou demora a responder. Há, ainda, relatos de perda de força, especialmente em aclives, e até de pane, com o travamento completo e a impossibilidade de engatar as marchas.
Alguns leitores disseram à reportagem que a concessionária criava dificuldades para a troca da embreagem, limitando-se a fazer ajustes eletrônicos ineficazes, e que, quando o serviço era finalmente autorizado, tinham de esperar meses até que a fábrica enviasse as peças para o reparo.
Na época, a Ford respondeu ao Jornal do Carro que estava providenciando uma extensão da garantia do câmbio, mas apenas para unidades fabricadas até 30 de agosto de 2013. Mas agora a resolução final se apresentou bem melhor. (Jornal do Carro)