BMB comemora 15 anos de atuação no mercado

Frota & Cia

 

A BMB, centro de customização de veículos exclusivo da MAN Latin America, completou na última terça-feira, 27, 15 anos de atuação com mais de 130 mil unidades modificadas. A empresa tem uma participação média de 23% sobre o volume total de emplacamentos dos caminhões e ônibus Volkswagen e MAN no mercado brasileiro e já iniciou seu primeiro processo de internacionalização.

 

A empresa foi a primeira no Brasil a realizar adaptações entregando garantia de fábrica. Atualmente com mais de 100 funcionários, a customizadora já chegou a modificar mais de 10 mil veículos em um único ano. Ela conta com uma gama de mais de 20 modelos diferentes em seu portfólio e está localizada a 100 metros da fábrica da MAN, em Resende, no Estado do Rio de Janeiro.

 

Até o fim do ano, a BMB abrirá sua primeira operação internacional. A empresa fechou um acordo com a MAN Latin America para a criação de um pioneiro centro de customização de veículos no México com garantia de fábrica, que ficará próximo à montadora em Querétaro. Para atender às demandas do mercado mexicano, a nova fábrica irá agregar ao portfólio modelos com suspensões pneumáticas, como já faz no Brasil.

 

Marcos Balbinot, presidente da BMB, explica que a consolidação da customizadora no mercado e seu crescimento contam com a força de vontade em se especializar em cada segmento e com o forte apoio da MAN Latin America. Para ele, o mercado ainda tem muito a crescer. “Existe um mercado grande para veículos especiais e queremos ampliar cada vez mais nosso atendimento. Por isso, contamos com a parceria com a MAN Latin America para nosso aprimoramento constante e para maior capacidade de relacionamento com os clientes”, diz.

 

Parceria sob medida

 

A parceria entre MAN Latin America e BMB fez com que, há 15 anos, um modelo diferente de produção de caminhões fosse lançado. Por volta do ano 2000, a Volkswagen Caminhões e Ônibus decidiu que queria atender seus clientes de forma personalizada, atuando de acordo com as necessidades individuais de cada um.

 

Por conta disso, resolveu adotar, oficialmente, o conceito “Sob Medida”, utilizando o slogan: “menos você não quer, mais você não precisa”. A ideia caiu no gosto do mercado e a demanda se intensificou. Foi então que a montadora tomou uma iniciativa diferente.

 

Marcos Balbinot, sócio fundador da BMB Mode Center, e Agenor Boff, cofundador, foram convidados pela Volkswagen Caminhões e Ônibus para montar um centro de customizações que atendesse exclusivamente às demandas da montadora. “Nós acreditamos no negócio e eles acreditaram que nós éramos a solução. Hoje, vivemos uma parceria espetacular e recebemos muito apoio da MAN, estreitando cada vez mais nossa relação”, explica Marcos. (Frota & Cia)