Exportações e novos veículos reforçam planos da marca Volkswagen Caminhões e Ônibus

Portal Exame

 

A recuperação nas exportações brasileiras tem potencial para, pelo menos, chegar a 5%. E dependendo da mudança atual em economias vizinhas, não seria exagero pensarmos em número de até dois dígitos ao ano

 

A MAN Latin America, fabricante dos veículos comerciais Volkswagen e MAN, apresenta em primeira mão seu plano de internacionalização ao IAA, maior mostra de veículos comerciais do mundo. Responsável pela Volkswagen Caminhões e Ônibus na recém-criada holding Volkswagen Truck & Bus, a empresa leva a robustez sob medida ao mundo, com lançamentos de modelos concebidos especialmente para operações de nicho.

 

Já em fase inicial de implementação, o plano de internacionalização conta com a conquista de mais de 460 veículos adicionais, vendidos aos principais destinos de exportação da empresa. As unidades desse lote, dentre caminhões e ônibus VW, embarcarão até o fim deste ano para Argentina, Bolívia e Chile.

 

O transporte de bebidas é destaque no Chile, onde a empresa celebra importante negociação com a venda de 102 veículos à CCU (Compañía Cervecerías Unidas) e seus operadores. Os modelos são Delivery 10.160 e Constellation 17.280 e 24.280. Também no transporte de passageiros há novidades, com a venda de 70 Volksbus 9.160 para operar no transporte urbano e de fretamento chileno.

 

Para a Argentina serão 140 ônibus urbanos Volksbus 18.280 OT LE. Dotados de suspensão pneumática integral, os modelos atuarão no transporte urbano de Buenos Aires e região. Trata-se de um negócio inédito, que engloba a abertura da primeira concessionária exclusiva de ônibus Volkswagen e tem potencial de vendas de 400 ônibus àquele país.

 

A Bolívia registra importante marco e deve encerrar 2016 com o maior volume de vendas de sua história, superando 350 unidades. O resultado se deve, em grande parte, à negociação de 150 caminhões VW Worker modelos de 9, 10 e 15 toneladas, que embarcarão para o transporte de bebidas.

 

O México também tem destaque: apura crescimento acumulado de 20% neste ano em comparação com 2015.

 

“A recuperação nas exportações brasileiras tem potencial para, pelo menos, chegar a 5%. E dependendo da mudança atual em economias vizinhas, não seria exagero pensarmos em número de até dois dígitos ao ano”, comenta Roberto Cortes, presidente e CEO da MAN Latin America.

 

Para tanto, a empresa contará com sua extensa rede de revendedores, com 186 concessionários na América Latina e na África e mais 156 no Brasil e também com dois novos acordos para montagem de produtos Volkswagen na Nigéria e no Quênia, ambos utilizando kits de peças enviados da fábrica de Resende, no Brasil.

 

A MAN Latin America inova mais uma vez com soluções sob medida para o transporte de bebidas. A novidade agora é o VW Worker 17.230 6×2/4 Distributor. Esse caminhão adota, de forma inédita no segmento, solução derivada de um modelo 17 toneladas na versão 4×2 com a instalação de um segundo eixo direcional de fábrica, com todas as garantias da montadora. Com capacidade para carregar até 630 quilos a mais, isso faz toda diferença no custo operacional do frotista, que pode chegar a levar até 5% a mais por viagem.

 

Desenvolvido numa parceria com a BMB e a Randon, o modelo é o mais leve da categoria se considerado o conjunto caminhão e carroceria. Seu implemento é fabricado em alumínio para diminuir o peso total do veículo e a nova configuração dos eixos abre mais espaço rebaixado na carroceria, facilitando a operação de carga e descarga, além de diminuir a quantidade de pneus demandados – são dois a menos.

 

O rebaixamento do chassi e instalação do segundo eixo direcional são realizados na BMB, centro de customizações exclusivo da MAN Latin America, com todas as garantias da montadora. A solução permite um maior número de baias rebaixadas: são seis, duas a mais que na configuração tradicional. Para a solução, o foco foi a maior produtividade do cliente.

 

O segundo eixo direcional é uma nova proposta para o segmento, mas na qual a MAN Latin America já tem grande sucesso em outros mercados. São mais de seis mil caminhões Volkswagen com essa configuração. O objetivo de todo esse desenvolvimento é garantir um resultado superior aos nossos clientes no chamado TCO, o custo total de operação.

 

O VW Constellation 30.330 chega ao mercado com potência e torque superiores, mas não é só na motorização que esse pesado se destaca. O Constellation 30.330 já estreia no mercado brasileiro com configuração de série que segue tendências da indústria: a transmissão automatizada V-Tronic e o segundo eixo direcional 8×2 de fábrica. No comparativo com seus principais concorrentes, o modelo oferece potência e torque, em média, 15% superiores, com um peso bruto total (PBT) de 29 toneladas.

 

Essas características se traduzem no melhor custo operacional para o frotista, que ganha em velocidade nas suas viagens, agilizando a entrega e ainda reduzindo o consumo de combustível e demais custos envolvidos. Soma-se a essas vantagens o segundo eixo direcional presente nesse Constellation, que permite transportar até seis toneladas a mais do que em sua versão 6×2.

 

Equipado com motor Cummins ISL de 334 cv, seu torque máximo é 1.450 Nm, calibrado pela Engenharia da MAN Latin America para uma ampla faixa plana, a maior da categoria. Essa configuração assegura performance e alta velocidade média operacional, com produtividade diferenciada e menor custo operacional. Na medida para atender seus principais segmentos: aplicações rodoviárias e de distribuição, o modelo pode operar como frigorífico, furgão, tanque, basculante, graneleiro e sider.

 

Considerada uma tendência de mercado, a versão 8×2 para o chassi rígido VW Constellation 30.330 V-Tronic passa a ter seis toneladas a mais que seu equivalente 6×2. Com esta configuração, o frotista conta com uma opção mais barata e completa, com menor custo operacional, além de ter garantia de fábrica para todos os componentes. Com o segundo eixo direcional, o modelo segue a principal demanda dos clientes: melhoria de rentabilidade e aumento da carga útil.

 

Os veículos de 17 e de 24 toneladas têm à sua disposição o sistema de suspensão a ar, com benefícios à estabilidade, dirigibilidade e distribuição de carga. O sistema é mais uma parceria com a BMB, centro de customização exclusivo da MAN Latin America. (Portal Exame)