Revista TranspoData
A Scania acaba de apresentar no Salão Internacional do Transporte (IAA) a sua nova linha de caminhões, cuja estreia mundial ocorreu em agosto, em Paris. A nova gama, quando concluída, representará uma renovação completa da oferta da marca.
A nova geração de cabines, projetada pelos designers internos da própria fabricante, logo à primeira vista deixa evidente que se trata de um veículo Scania. A linguagem do design comunica uma sensação futurista e a autoridade e presença que sempre caracterizaram os projetos da Scania.
Quando todas as variantes estiverem prontas, nada menos que 24 diferentes cabines de base estarão disponíveis, como parte do sistema de produção modular Scania. Isso torna possível criar soluções otimizadas e sustentáveis para qualquer tipo de cliente, independentemente de o foco ser a economia de combustível, os mais altos níveis de conforto ou a capacidade de carga máxima.
“Cada compra de caminhão representa um investimento significativo para os nossos clientes”, diz Christopher Podgorski, vice-presidente mundial sênior de Caminhões da Scania. “A Scania reconhece isso e adapta soluções de produtos e serviços que dão aos operadores de longa distância rodoviária a capacidade de alcançar a maior economia total e a rentabilidade sustentável. Custos à parte, também ajudamos os clientes fornecendo soluções que podem contribuir positivamente para sua capacidade de ganhos.”
A economia de combustível é crucial quando se trata de alcançar bons resultados no setor de longa distância. A Scania promete redução geral de 5% na nova geração, independentemente de qual plataforma de motor Euro 6 os clientes escolherem. Cerca de 3% da redução vem de melhorias no motor. Os 2% restantes são resultado da aerodinâmica mais refinada – provavelmente a melhor do mundo dos caminhões – e de escalonamento de marchas finamente aperfeiçoadas.
A cabine S
Independentemente da escolha por uma cabine R ou S, todos os clientes agora vão ter mais espaço interior do que anteriormente. Isso em parte é o resultado de um conjunto de novidades mais eficientes, que contribui para as cabines da nova geração serem agora pouco mais de cinco centímetros mais longas internamente.
A altura do teto também está maior. O novo padrão é 10 centímetros mais alto do que o atual. Nas cabines R e S mais altas a altura do teto foi aumentada em 16 centímetros.
Um conjunto de quatro degraus de entrada, de fácil utilização e ergonomicamente projetado, conduz até a cabine S, um espaço de trabalho que a Scania está convencida de que será amado por todos os motoristas que tiverem a oportunidade de experimentá-lo. (Revista TranspoData)