66ª edição da IAA mostra as novidades em veículos híbridos, elétricos e conceituais

Frota & Cia

 

A 66ª IAA Commercial Vehicles, a mais importante feira de transportes, logística e mobilidade do mundo, abre suas portas de hoje até 29 de setembro em Hannover, na Alemanha, com a participação de mais de dois mil expositores de 52 países e a promessa de lançamento de 332 novos produtos. O evento, que deve atrair a atenção de milhares de visitantes, ocupa uma área de 270 mil metros quadrados é organizado pela VDA, associação que reúne os fabricantes automotivos daquele país.

 

No primeiro dia reservado para a imprensa internacional – incluindo o representante de FROTA&Cia On Line –  a Daimler, através de suas três divisões de veículos comerciais (Trucks, Buses e Vans), abriu o desfile com três grandes novidades. A primeira foi o lançamento mundial do Urban eTruck, uma nova solução para o transporte de mercadorias nas cidades, silencioso, interconectado e sem emissões. Um conceito inovador garante a propulsão do modelo através de motores elétricos junto aos cubos de rodas e a energia é fornecida por um sistema modular de bateria, que pode proporcionar até 200 km de autonomia. O Urban eTruck pode carregar até 26t de carga útil e está equipado com o serviço de telemática FleetBoard for urban distribution, baseado na conectividade inteligente.

 

Ônibus do futuro

 

Outro destaque da marca foi o Mercedes-Benz Future Bus com City Pilot, o ônibus do futuro que já circula de forma experimental em uma BRT de Amsterdan, mostrado por este portal em julho passado. O protótipo de desenho futurista utiliza um desenvolvimento avançado do Highway Pilot, que possibilita a condução semi-autônoma sem auxílio do motorista, através do uso intensivo de radares, câmaras, sistemas de telemetria e GPS instalados no veículo.

 

Além deste, a empresa apresentou o Mercedes-Benz Vision Van, um estudo de transporte revolucionário para uso nos centros urbanos, totalmente conectado, automatizado e movido a eletricidade. O veículo se destaca por um grau de interconectividade de informações e tecnologias sem precedente, que permitem movimentar pequenas cargas em seu interior de forma automatizada. E, mais do que isso, pode entregar encomendas de forma autônoma em um raio de 10 km, diretamente ao destinatário, através do uso de drones.

 

A integração de novas e diferentes tecnologias aos caminhões e ônibus faz parte da visão da Daimler de reinventar o transporte, explica Stefan Buchner, chefe mundial da Mercedes-Benz Trucks. “As atividades de veículos comerciais da Daimler não se limitam mais a somente hardware. Nós vamos muito além dele. Vamos oferecer conceitos de mobilidade abrangente aos nossos clientes, acrescentando de modo contínuo soluções e serviços inteligentes e conectados a nosso portfólio”.

 

Já a MAN, que desde maio de 2015 integra a Volkswagen Truck&Bus, que reúne as divisões de caminhões, ônibus e vans da Volkswagen AG, mostrou pela primeira vez o novo caminhão D38 equipado com moto de 640 cavalos e o MAN D26, com potências que variam de 420 a 500 cv. Junto com uma nova versão do MAN TGX EficcientLine, que oferece 6% de economia de combustível, em comparação ao seu antecessor.

 

Outra novidade foi o MAN eMobility truck, baseado no modelo TGS 4×2 BLS-TS, para uso no transporte urbano de mercadorias. O veículo possui tração elétrica, alimentada por três baterias que proporcionam autonomia de 150 quilômetros e foi concebido especialmente para operações noturnas, que exigem baixo nível de ruídos.

 

Novo mercado

 

A MAN aproveitou ainda a realização da IAA 2016 para se lançar em um novo mercado de veículos comerciais. Com o novo MAN TGE a marca passa a oferecer caminhões semileves, de 3 a 5,5 t de PBT, com motores de larga gama de potência, de 102 a 177 cavalos. O veículo chega para complementar a linha de comerciais leves da marca. Incluindo a nova Crafter que, aliás, ganhou novo design, novas dimensões e um interior redesenhado.

 

Até o Volkswagen Constellation, produzido no Brasil pela MAN Latin America, mostrou sua cara no salão europeu. Uma versão movida a gás natural e outra com biodiesel extraído do açúcar de cana mostraram para os visitantes da feira a contribuição da subsidiária brasileira voltada para o transporte sustentável.

 

“Queremos repensar o mundo dos transportes e ir além, através de novas parcerias e novas ideias. No futuro, os sistemas de transportes inteligentes vão ser fundamentais”, observou o CEO da Volkswagen Truck & Buses, Andreas Renschler, confiante na integração cada vez maior das marcas que compõem a recém criada divisão da Volkswagen AG, dedicada aos veículos comerciais.

 

A Scania, que muito recentemente passou a fazer parte desse grupo, trouxe para a IAA 2016 quatro modelos da nova geração de caminhões da marca, que tem a pretensão de redefinir o termo “premium” no setor. Os veículos ganharam um novo visual, privilegiando a aerodinâmica e um novo espaço interno. O interior das novas cabines foi projetado para oferecer mais conforto, segurança e ergonomia. Em complemento, a nova geração Scania prioriza soluções otimizadas, que abrangem desde a manutenção baseada no uso, até seguros e finanças, explica Christopher Podgorski, vice-presidente mundial sênior de Caminhões da Scania.

 

Ver, julgar e agir

 

A ZF, fabricante de sistemas de transmissão e tecnologia de chassis, além de tecnologia de segurança ativa e passiva, apresentou seu novo conceito estratégico baseado nas palavras, Ver, Julgar e Agir, que passa a nortear as ações do grupo daqui para frente.

 

Isso significa o desenvolvimento e a oferta de tecnologias totalmente integradas, que aumentam a segurança e a eficiência de ônibus, caminhões e veículos comerciais leves. A aquisição da TRW abriu um novo leque de possibilidades ao grupo, na forma de modernos sistemas de assistência ao motorista. Seu uso combinado pode ser visto no Innovation Truck 2016, um evento realizado em julho desse ano que demonstrou a capacidade dos veículos adotarem medidas preventivas de redução de riscos, de forma automática e sem a participação do condutor. (Frota & Cia)