Carplace
Atualmente produzida na Argentina e na Alemanha, a Amarok deverá ganhar um novo endereço fabril no ano que vem. Conforme anunciado nesta semana, a Volkswagen passará a produzir o modelo também no Equador a partir de 2017, em parceria com a empresa local Eljuri. A montagem será concentrada em Aymesa, ao sul de Quito, e deve contemplar inicialmente apenas o mercado doméstico. Posteriormente, a meta é exportar exemplares para países vizinhos como Venezuela e Colômbia.
Em um primeiro momento, o projeto prevê a produção anual de 2 mil unidades destinadas unicamente ao mercado equatoriano. Posteriormente, a capacidade fabril será ampliada para 10 mil exemplares/ano e a partir de então serão iniciadas as exportações. O mercado local não vive um bom momento (a título de curiosidade, as vendas caíram 30% em 2015), mas a Volkswagen aposta no potencial da Amarok na região. A picape é um carro-chefe da marca não só no Equador, como também nos países vizinhos.
No Brasil, a Amarok comercializada pela Volks é importada da Argentina. Para este ano estão previstas novidades no visual, além da chegada da nova motorização 3.0 V6 com até 224 cavalos de potência. (Carplace/Dyogo Fagundes)