Veja como a Ford trabalha na criação e desenvolvimento de seus carros

Carplace

 

Como nasce um carro? Para responder a esta pergunta, a Ford promoveu a iniciativa chamada “Ford Design Feeling”, um evento de design que mostra todas as etapas envolvidas na criação e desenvolvimento de seus carros.

 

Realizado em São Paulo (SP), o encontro permitiu um contato direto com as pessoas ligadas a concepção do veículo, onde foi possível acompanhar como é feita a elaboração de esboços, além de explicações sobre as técnicas de pesquisa e demonstração de painéis onde fornecedores sugerem texturas e opções de acabamento para o interior do futuro carro.

 

Criação e desenvolvimento

 

Até a conclusão do produto final são necessários vários anos de pesquisa junto a consumidores de diferentes perfis. Nessa etapa, entra em cena o tipe de Marketing Estratégico, que em seguida passa a bola para as equipes de design e de experiência do usuário, que darão vida ao novo veículo.

 

“O Centro de Design da Ford América do Sul, instalado em Camaçari, na Bahia, comanda diversos projetos globais, como o EcoSport e o Ka. Ele conta com profissionais que utilizam o estado da arte da tecnologia, incluindo avançadas ferramentas de design, aliado à criatividade, para o desenvolvimento de veículos”, diz Fabio Sandrin, gerente de Design.

 

Em outro ambiente da experiência, designers apresentaram as tendências de onde extraem ideias para as novas criações. “São peças de arte, arquitetura, tecnologia, comportamento vestuário e acessórios. É um mundo de informações que absorvemos e a partir das quais damos vazão à criatividade”, afirma Adília Afonso, supervisora de Design da Ford América do Sul.

 

Na estação chamada Criação, ocorre o processo de geração de ideias. São croquis, rabiscos e uma impressora 3D com capacidade para imprimir pequenas peças de acabamento. Também foi possível ver os primeiros esboços do que será o novo produto, incluindo a modelagem de um protótipo em argila.

 

Outra experiência interativa bem interessante foi a demonstração de recursos como as vestimentas de simulação de gravidez, terceira idade, uso de drogas e embriaguez, que simulam essas condições e são usadas pelos especialistas para pesquisar todos os aspectos de uso dos veículos, de olho no conforto e segurança. (Carplace/Julio Cesar)