DCI
A Hyundai irá produzir em sua planta de Piracicaba (SP) um novo utilitário esportivo (SUV, na sigla em inglês) compacto, batizado de Creta. O modelo acirra ainda mais a disputa na categoria que tem garantido rentabilidade às montadoras em meio à crise.
Conforme comunicado divulgado pela empresa nesta quinta-feira (15), apesar da linha de Piracicaba produzir só a família HB20, o Creta será fabricado sob a plataforma do sedã Elantra.
O SUV da montadora sul-coreana vem para brigar na categoria que mais cresce no País, com concorrentes de peso como o HR-V, da Honda, e o Renegade, da Jeep.
“As montadoras que não entrarem nessa categoria vão perder um filão importante do mercado”, afirma o consultor da Route Automotive, Wladimir Molinari.
Segundo ele, principalmente as marcas com fábrica e rede instalados no Brasil precisam gerar retorno do investimento. “Essas empresas não podem deixar de marcar presença nas principais categorias”, pontua.
Ainda de acordo com Molinari, as montadoras estão de olho na rentabilidade que o negócio de SUVs traz, ainda que na categoria de entrada. “O valor agregado de um utilitário esportivo é significativo, assim como os serviços adjacentes, como reparo e pós-venda, por exemplo.”
Conforme comunicado da Hyundai, o Brasil é “um dos mercados mais importantes para a estratégia mundial da montadora”, e vai receber um Creta “com características únicas”. O modelo já é vendido em outros países da América do Sul, além de Índia e Rússia, e será apresentado oficialmente no Brasil durante o 29º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, que acontece no próximo mês de novembro.
Negócio promissor
Nesta semana, o presidente da Volkswagen do Brasil, David Powels, confirmou a jornalistas que a marca irá entrar em breve na categoria de SUVs de entrada, sem dar mais detalhes sobre o assunto.
O segmento vem ganhando cada vez mais concorrentes. Até alguns anos atrás, a Ford era líder absoluta da categoria com o EcoSport. Porém, as montadoras viram nesse mercado uma oportunidade para crescer e logo surgiram novos modelos que caíram rapidamente no gosto do brasileiro, como o Renault Duster.
Lançamentos recentes incluem o 2008 (Peugeot) e o Kicks (Nissan). “O segmento SUV agrada homens e mulheres, atende à demanda urbana e fora-de-estrada e pode ser o carro da família. Por isso agrada tanto”, pontua Molinari.
A Hyundai não divulgou estimativa de preço do Creta, mas a faixa da categoria vai de cerca de R$ 75 mil a R$ 100 mil, dependendo do modelo. (DCI/Juliana Estigarríbia)