UOL Carros
A Hyundai confirmou nesta ontem, o que já havia sido antecipado por UOL Carros em abril deste ano: vai produzir o suvinho Creta no Brasil em 2017.
O modelo, existente globalmente sob dois nomes (Creta e ix25), vai usar a nomenclatura grega, a mesma usada em mercados considerados “emergentes”, como Índia, Rússia e outros países da América do Sul. Já “ix25” é como o modelo é conhecido em mercados maiores, caso da China.
A fabricante confirmou ainda apresentação ao público no Salão de São Paulo, em novembro, e divulgou três teasers mostrando silhuetas e lanterna traseira do jipinho.
Período do lançamento não foi especificado, mas UOL Carros aposta que será ainda no primeiro semestre. A linha de montagem em Piracicaba (SP) está praticamente pronta para começar a operar.
Base de carro médio
Também conforme antecipado por nossa reportagem, a plataforma não será a mesma do HB20. A base do modelo, chamada de J5, deriva de modelos médios da marca, como i30 e Elantra.
A marca garante ainda que motorização será diferente, embora UOL Carros aposte no compartilhamento de diversos componentes. O propulsor Kappa flex, 1.6 4-cilindros de 128 cv, cairia como uma luva ao modelo, assim como a transmissão automática de seis marchas já disponível na família de hatch e sedã.
Talvez a escolha da marca seja por apresentar este mesmo trem-de-força, porém com recalibrações. Tração é sempre dianteira.
É páreo para o HR-V?
A equipe de UOL Carros já viu o Creta em salões e também rodando em países da Ásia e América Latina. Visual impõe respeito e oferece ótima sensação de robustez, embora menos elegante que o do harmonioso HB20.
Padrão de acabamento deixa a desejar em relação a HR-V, Renegade e Nissan Kicks em mercados menores (onde a origem é indiana), mas a nacionalização da produção permitirá à Hyundai trabalhar para torná-lo referência também nesse quesito, tal qual já faz com a família HB.
“O Brasil, um dos mercados mais importantes para a estratégia mundial da montadora sul-coreana, vai receber um Hyundai Creta com características únicas e visual mais robusto e imponente. A intenção é aliar a atualização do design da marca ao gosto e preferência do consumidor brasileiro”, disse a fabricante em comunicado.
Tal afirmativa pode ser interpretada como a opção por soluções já usadas em outros modelos: suspensões elevadas, apliques plásticos usados sem cerimônia nas laterais e para-choques, e barras longitudinais de teto. (UOL Carros)