Brasil é o 20º melhor país do mundo para dirigir, segundo o Waze

Agência CNT de Notícias

 

O Brasil ocupa a 20ª colocação no ranking que analisa a experiência de condução de usuários do Waze em 38 países e 235 cidades. Produto do Índice de Satisfação do Motorista do Waze, o levantamento coloca a Holanda na primeira colocação entre os melhores lugares do mundo para se dirigir, resultado decorrente das condições do trânsito, da qualidade viária e da segurança para motoristas, pedestres e ciclistas. Em seguida, aparecem França, Estados Unidos, República Tcheca e Suécia.  Entre os países da América Latina, o Brasil é o terceiro, atrás apenas de Porto Rico e da Argentina.

 

Por meio da avaliação do aplicativo, os condutores dão uma pontuação que vai de 1 (muito ruim) a 10 (satisfatória). O estudo concentra-se em cidades com mais de 20 mil usuários ativos por mês.

 

O índice considera seis atributos, quantitativos e qualitativos, para mostrar como é dirigir em cada lugar, sendo a densidade e severidade do trânsito; a qualidade das vias e infraestrutura; e também a segurança nas vias, a partir da densidade de acidentes, obstáculos e condições do clima.

 

Além desses fatores, os serviços ao motorista, como acesso a estações de serviço e estacionamento simples; e os aspectos socioeconômicos, como acesso a carros e impacto do preço do combustível e satisfação também são considerados na avaliação, assim como a ajuda da comunidade Waze (medido pelos agradecimentos aos alertas de outros motoristas, e pelos estados de ânimo selecionados pelos usuários no aplicativo), quesito chamado Wazeyness.

 

Os países onde é mais difícil ser motorista, conforme o índice, são El Salvador, Filipinas, Guatemala, Panamá e Indonésia, devido ao intensíssimo trânsito, baixo nível de Wazeyness e fatores socioeconômicos.

 

Melhores cidades

 

No Brasil, a melhor cidade para dirigir é Volta Redonda (RJ), que está na 29ª posição no ranking geral. Em seguida, vêm Sorocaba, Atibaia, Taubaté e Jacareí, todas em São Paulo. No lado oposto, como a pior, está Maceió (AL), seguida de São José (SC), Campo Grande (MS), Florianópolis (SC) e Manaus (AM).

 

No mundo, Valence, na França, aparece em primeiro lugar, graças à boa qualidade das suas ruas, baixos preços de combustível, pouco trânsito e uma comunidade Waze que ajuda muito; outras nove cidades francesas ocupam as posições do Top 10.

 

No extremo oposto, Cebu (Filipinas) é a pior cidade do mundo para dirigir, seguida de Bogor (Indonésia), San Salvador (El Salvador), Denpasa e Bandung (Indonésia). (Agência CNT de Notícias)