Tesla anuncia melhorias no Autopilot com foco na segurança

Auto Estrada

 

A Tesla, fabricante norte-americana de automóveis elétricos, anunciou que vai lançar uma atualização do sistema de condução semiautônoma Autopilot com foco em ampliar a segurança a bordo. Como se tornou padrão nos veículos da montadora californiana, a atualização será feita apenas via software, baixada pelo próprio automóvel diretamente da internet, como acontece com computadores e smartphones.

 

De acordo com Elon Musk, o CEO da Tesla, haverá melhorias no gerenciamento do sistema de radar, que permite ao carro “enxergar” seu entorno para desviar de obstáculos por conta própria e evitar acidentes. Além disso, informou Musk, o Autopilot será automaticamente desativado caso o condutor não responda aos avisos sonoros de alerta – dentre eles, um que orienta o motorista a manter as mãos no volante, mesmo com o piloto semiautomático ativado.

 

Apesar do incremento na segurança, a Tesla destaca que o Autopilot exige que o motorista esteja sempre de olho na pista, pois se trata de um sistema beta, ainda em fase de desenvolvimento. Recentemente, essa tecnologia tem sido alvo de críticas por conta de acidentes de modelos Tesla que estavam com o recurso ativo – em especial a colisão de um Model S em um caminhão em maio passado nos Estados Unidos, que acabou matando o motorista. O acidente está sob investigação das autoridades locais.

 

Atualmente, ainda não existem automóveis nem utilitários dotados de condução totalmente autônoma, que dispensa a intervenção do motorista, tampouco existe legislação regulamentando a tecnologia. Montadoras estimam que os primeiros veículos com esse recurso vão chegar ao mercado por volta de 2020. (Auto Estrada/Alessandro Reis)