Carplace
Classe C de volta à liderança entre os modelos de entrada, A3 Sedan em queda, recorde de vendas do A6 entre os mais sofisticados.
Após dois meses consecutivos na ponta, o Audi A3 Sedan perdeu fôlego em agosto. As 273 unidades representaram uma retração superior a 60% em relação a 2015 e não foram suficientes para mantê-lo entre os dois primeiros colocados.
Superado pelos adversários nos últimos meses, o Mercedes Classe C voltou a liderar o segmento. Mas foi apertado: apenas quatro unidades (411 x 407) o separaram do BMW Série 3, terceiro em julho.
A nova geração do Audi A4 ainda não mostrou força para avançar: com 44 emplacamentos, o modelo mais novo da lista foi batido pelo Audi A5 (68) e pelo Mercedes CLA (45) e já vê a ameaça do Jaguar XE, com 38 unidades. Volvo S60 (18) e Lexus IS250 (1) completaram a lista.
O A6 foi novamente o grande destaque na faixa superior. Com 50 emplacamentos, dez vezes mais do que em 2015, o Audi registrou seu novo recorde de vendas e conquistou mais clientes do que os quatro rivais mais próximos somados.
Terceiro em julho, o BMW Série 5 (17) subiu uma posição, embora tenha perdido mais da metade de seus compradores nos últimos doze meses. Situação similar à do Jaguar XF (11), que saltou da sexta colocação para o último lugar do pódio.
Mais vendido no acumulado do ano, o Mercedes Classe E (8) teve, pelo segundo mês seguido, o seu resultado mais fraco desde junho do ano passado (15), empatando com o Lexus ES350 (8). A nova geração do modelo está prevista para chegar ao país até o final desse ano.
Em sua nova geração, o BMW Série 7 emplacou sete unidades e por pouco não assegurou presença no top 5. Principal novidade no top 10 do mês passado, o italiano Maserati Ghibli (2) vendeu mais do que os alemães Audi A8 (1) e Mercedes Classe S (1). (Carplace/Thiago Parísio)