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A Jaguar Land Rover completa a renovação de seus motores de 4-cilindros. Depois do turbodiesel, que chegou ao Brasil no SUV F-Pace, o grupo apresentou mais detalhes da família Ingenium a gasolina. Com três potências diferentes, os propulsores são sempre 2.0 com turbo, injeção direta de combustível, coletor de escape integrado e comando de válvulas de admissão com variador eletro-hidráulico.
Para substituir os atuais motores, o Ingenium foi desenvolvido totalmente no Reino Unido em um novo centro de 1 bilhão de Libras. Ele usa, como a BMW, os 500 cc por cilindro, para compartilhar componentes e tecnologias com futuros motores de maior – ou menor – cilindradas. O primeiro possui 200 cv de potência e 37,3 kgfm de torque entre 1.200 e 4.500 rpm. Com 250 cv, o motor recebe turbo pulsativo com banho de cerâmica e rotor roletado, e o mesmo número de torque. Já aos 300 cv, são 40,8 kgfm de torque.
Apoiado em pilares de economia e torque para diversos usos, principalmente o fora de estrada, os Ingenium a gasolina chegam aos modelos em 2017.
Ainda sem data de lançamento, a Jaguar Land Rover também divulgou mais sobre a transmissão Transcend. Com oito marchas e dupla embreagem, possui relação mais longa que as já conhecidas e é cerca de 20 kg mais leve. Poderá ser usada em veículos com tração integral e com tração traseira com montagem longitudinal, atendendo toda a gama e modelos do grupo. Um dos propósitos também é retornar a produção de transmissões no Reino Unido e exportação. (Carplace/Leo Fortunatti)