Com motor de até 82 cv, Volkswagen up! Run é pequeno, mas valente

Carpress

 

O que lhe vem à cabeça quando você descobre que a Volkswagen apresenta um carro em série especial chamada Run? Sim, que seria um carro que corre muito. Ah, então podemos imaginar um modelo TSI? Não.

 

Claro que corre bastante, é veloz e bastante ágil no dia a dia das grandes metrópoles.  Mas, no caso da fabricante, a linha Run foi desenvolvida para o up! baseado na versão move up!, além do Fox Run, que tem como base a versão Comfortline com motor 1.6. Nada de turbo, nada de speed…

 

Mas o fato é que o carro testado pelo Carpress, um up Run, se mostrou bastante evoluído em termos de esportividade, rapidez e desenvoltura tanto na estrada quanto em trechos urbanos.

 

O habitáculo interno não é dos mais chamativos – quem vê um up! por dentro se impressiona porque pode achar que tem coisas de menos para o valor alto do carro. Quando ligamos o carro, porém, a impressão inicial de um carro “pelado” e com poucos recursos é desfeita.

 

O aviso sonoro de marcha à ré é igual ao de qualquer outro carro, mas a câmera…, ops, não tem, apenas um gráfico integrado ao rádio mostra a evolução de quanto estamos perto de abalroar pela traseira qualquer outro obstáculo, inclusive um carro.

 

Não é nada parecido com uma câmera de ré, mas funciona bem mesmo. Partiu cidade, na transmissão manual engatamos a primeira, a segunda, a terceira e no painel vamos vendo indicado no visor qual marcha devemos colocar para melhorar a relação desempenho-consumo.

 

Há duas opções de câmbio, um manual de cinco velocidades, a partir de R$ 44.950 e outra automatizada, com I-Motion, a partir de R$ 47.240.

 

Externamente o up Run se diferencia pelos exclusivos adesivos laterais com a inscrição “Run”. Um detalhe interessante que chama a atenção são os bancos, que possuem revestimento exclusivo, com a nomenclatura da versão. Há apliques nas laterais, com fios na cor prata e faixa central com material refletivo, daqueles que são muito utilizados em tênis, camisetas e agasalhos para corrida noturna. O volante de couro também traz um aplique em preto brilhante.

 

No restante é praticamente igual aos up! já existentes no mercado, senão vejamos, na versão move, com carroceria de quatro portas,  é oferecida com transmissão manual ou automatizada, tem espelhos retrovisores em preto Ninja, faróis e lanternas de neblina e rodas de liga leve de aro 15 com desenho “São Paulo” na cor cinza escurecido (com pneus 185/60 R15 de baixa resistência à rodagem).

 

Sua potência é de 75 cv com gasolina a 82 cv com etanol. O torque (força) máximo é de 10,4 kgfm a 3.000 rpm com etanol e de 9,7 kgfm à mesma rotação, quando abastecido com gasolina. Já a partir de apenas 2.000 rpm 85% do torque máximo está disponível, o que lhe confere grande agilidade no uso urbano e retomadas seguras de velocidade na estrada.

 

Segundo a empresa, trata-se do motor mais moderno da categoria, com bloco e cabeçote feitos de alumínio, o que colabora para reduzir o peso do conjunto. Com quatro válvulas por cilindro, sendo duas para admissão e duas para escape, o cabeçote tem comando de admissão variável – a variação é contínua, o que reduz consumo de combustível e emissões e melhora sensivelmente a resposta do motor em baixos regimes de rotação.

 

A série Run será oferecida por tempo limitado e acrescenta itens esportivos exclusivos e diferenciados aos modelos, com forte apelo ao público jovem. A lista de itens de série do up! Run inclui direção elétrica, ajuste de altura para o volante, ar-condicionado, vidros dianteiros, retrovisores e travas elétricas e chave tipo canivete com controle remoto.

 

Além de recursos como computador de bordo, alerta sonoro de faróis acesos, tomada de 12V no console central e  preparação para sistema de som. Como opcional, o up Run oferece o pacote “Run completo”, que inclui sensores traseiros de estacionamento Park Pilot e sistema de som com quatro alto-falantes e dois tweeters.

 

O up Run tem cinco opções de cores para a carroceria: três sólidas (branco Cristal, vermelho Flash e preto Ninja) e duas metálicas (prata Sírius e azul Lagoon).

 

E o pequeno compacto de visual esportivo da Volkswagen vai mostrando o seu valor. Equipado com um motor 1.0 MPI, que já recebeu algumas premiações por eficiência, é bem econômico, porque em nossa avaliação rodou 9,3 km/l na cidade e 12,8 km/l na estrada, sempre com etanol. O motor alcança rápido boa velocidade e “rrrrruuuuunnnnn more and more”… Corre, corre, sai da frente. (Carpress)