Competição de melhor motorista recebe mais de 40 mil inscrições

Frota & Cia

 

A sexta edição da Scania Driver Competitions (SDC), competição promovida pela Scania com o o objetivo de eleger o melhor motorista de caminhão do Brasil, Argentina, Chile e Peru, registrou um total de 42.516 inscrições. O número é quatro vezes maior que os cerca de 10 inscritos através da internet na edição 2014 da competição. Os mais bem colocados nas fases 1 e 2 partirão para a etapa seguinte, as finais regionais presenciais, realizadas em dois períodos de provas, em setembro e outubro.

 

Os 60 melhores duelam na semifinal, da qual permanecerão 27 para a final nacional. Os três primeiros dessa disputa estarão credenciados para a final América Latina, com os três melhores motoristas de caminhão dos quatro países selecionados. O vencedor ganhará um caminhão Scania Streamline R 440 6×2 zero km. A ação da Scania tem por objetivo valorizar a profissão, a importância do treinamento dos caminhoneiros e a segurança nas estradas. “A Scania é referência em transporte sustentável e se orgulha do legado que deixa a cada edição da disputa. É por isso que investimos tanto em treinamento e somos a única fabricante a promover uma competição entre motoristas focada na qualificação”, explica afirma Márcio Furlan, gerente de Marketing e Comunicação da Scania no Brasil.

 

O desafio inicial dos concorrentes foi vencer as duas primeiras etapas, compostas por provas online, cada uma com 20 questões de múltipla escolha, que valiam 1 ponto cada. Os temas abordados foram legislação, preocupação ambiental e condução responsável, defensiva e econômica. A central de atendimento da competição já está ligando para os participantes que passaram para a fase 3. Os aprovados farão a prova na concessionária Scania escolhida na inscrição. A fase 3 é composta das finais regionais com quatro horas de treinamento, prova teórica e de checklist (checagem de itens necessários antes de ser iniciada uma viagem). “Na fase 3 haverá 20 competidores por dia, e só um vencedor.

 

Ao fim dessas 20 etapas em 20 locais diferentes, com três motoristas vencedores por cidade, chegaremos a 60 campeões”, diz Rodrigo Machado, coordenador do Scania Driver Competitions Brasil. Esses finalistas disputarão as semifinais e a final nacional, de 8 a 10 de novembro. “Depois de provas teóricas, de checklist, de percurso e de manobras na semifinal (9), restarão os 27 melhores, que no dia seguinte fazem a final nacional (10). As provas eliminatórias serão de manobras e habilidade ao volante numa corrida contra o tempo”, completa Machado. (Frota & Cia)