Dicas para manter o motor sempre limpo

Car and Driver Brasil

 

O brasileiro gosta de manter seu carro sempre limpo e nos trinques. E isso ajuda na preservação da carroceria. Mas quando a ação se estende ao motor é melhor tomar muito cuidado. Veja as dicas de Gerson Burin, coordernador técnico do Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi Brasil) e saiba o que pode e o que não pode.

 

É adequado?

 

A limpeza pode ser feita esporadicamente ou em situações em que o motor recebeu uma grande quantidade de impurezas, como barro, lama ou algum outro tipo de contaminante fora do comum. Nestes casos, eventualmente, pode ser necessária a limpeza do motor. Porém, alguns cuidados devem ser tomados para esta atividade.

 

Água, não!

 

Não utilize água sobre pressão ou aquela mangueirinha de casa. A água pode infiltrar em alguns conectores ou terminais e provocar mau contato, fuga de corrente, alteração de resistência e até mesmo oxidação dos terminais. Isso pode comprometer o funcionamento do sistema de injeção eletrônica, distribuição de alta tensão para as velas e outros problemas eletrônicos.

 

Água, não! (Para reforçar)

 

Peças quentes como o cabeçote podem sofrer o choque térmico caso recebam água em temperaturas baixas em suas regiões expostas, o que pode até gerar a trinca de um cabeçote – o que vai doer no seu bolso. Outro problema é a pressão da água nas aletas do radiador, o que ocasiona a deformação das lâminas de alumínio que impedem o fluxo de ar e podem causar aumento na temperatura do sistema de arrefecimento do motor.

 

Químicos, também não!

 

O uso de produtos químicos não é recomendado. Eles tendem a corroer vedações de conectores que impedem a entrada de água e sujeira em alguns sensores, juntas, retentores e chicotes elétricos. Também podem agredir as regiões de pintura do compartimento do motor e provocar a oxidação branca das peças de alumínio.

 

Pano molhado

 

Se você quer muito limpar o motor, use um simples pano úmido e depois o pano seco. É a opção mais segura para fazer a limpeza. Desta forma, não ocorre a projeção de água diretamente em conectores e demais elementos. (Car and Driver Brasil)