Car and Driver Brasil
O brasileiro gosta de manter seu carro sempre limpo e nos trinques. E isso ajuda na preservação da carroceria. Mas quando a ação se estende ao motor é melhor tomar muito cuidado. Veja as dicas de Gerson Burin, coordernador técnico do Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi Brasil) e saiba o que pode e o que não pode.
É adequado?
A limpeza pode ser feita esporadicamente ou em situações em que o motor recebeu uma grande quantidade de impurezas, como barro, lama ou algum outro tipo de contaminante fora do comum. Nestes casos, eventualmente, pode ser necessária a limpeza do motor. Porém, alguns cuidados devem ser tomados para esta atividade.
Água, não!
Não utilize água sobre pressão ou aquela mangueirinha de casa. A água pode infiltrar em alguns conectores ou terminais e provocar mau contato, fuga de corrente, alteração de resistência e até mesmo oxidação dos terminais. Isso pode comprometer o funcionamento do sistema de injeção eletrônica, distribuição de alta tensão para as velas e outros problemas eletrônicos.
Água, não! (Para reforçar)
Peças quentes como o cabeçote podem sofrer o choque térmico caso recebam água em temperaturas baixas em suas regiões expostas, o que pode até gerar a trinca de um cabeçote – o que vai doer no seu bolso. Outro problema é a pressão da água nas aletas do radiador, o que ocasiona a deformação das lâminas de alumínio que impedem o fluxo de ar e podem causar aumento na temperatura do sistema de arrefecimento do motor.
Químicos, também não!
O uso de produtos químicos não é recomendado. Eles tendem a corroer vedações de conectores que impedem a entrada de água e sujeira em alguns sensores, juntas, retentores e chicotes elétricos. Também podem agredir as regiões de pintura do compartimento do motor e provocar a oxidação branca das peças de alumínio.
Pano molhado
Se você quer muito limpar o motor, use um simples pano úmido e depois o pano seco. É a opção mais segura para fazer a limpeza. Desta forma, não ocorre a projeção de água diretamente em conectores e demais elementos. (Car and Driver Brasil)