Programa quer transformar ex-funcionários de montadoras em empreendedores no ABC

O Estado de S. Paulo

 

A crise de desemprego pela qual passa a região do ABC, em São Paulo, em função principalmente pelo momento desfavorável vivido pela indústria automobilística, motivou o Sebrae a criar um pacote de serviços que tem como objetivo promover o empreendedorismo entre as pessoas que estão sem trabalho nos municípios que compõem a área.

 

O Pacote Empreendedor, como foi batizada a iniciativa, constitui uma série de atividades que terão início na próxima sexta-feira (5), na cidade de Diadema. Entre elas, consultorias e conteúdos que tratam de planejamento e gestão de negócios. O evento contará com a presença do presidente do Sebrae Nacional, Guilherme Afif Domingos, e do presidente do Sebrae-SP, Paulo Skaf.

 

A taxa de desemprego na região fechou em 16,8% em julho, de acordo com dados divulgados pela Pesquisa Emprego e Desemprego realizada pela Fundação Seade e pelo Dieese. Em janeiro, esse índice era de 15%. A taxa atual representa um contingente de 240 mil desempregados nos municípios.

 

“O Grande ABC é o epicentro da onda de demissões que assola o País, principalmente nas grandes empresas do setor automotivo. Pelas características da indústria local, esses trabalhadores são altamente qualificados e podem tranquilamente encontrar uma recolocação no mercado como empreendedores”, afirma Afif Domingos. (O Estado de S. Paulo)