O Mundo em Movimento
O pseudo aumento de vendas de 1,9% em agosto pode dar a impressão que as vendas de carros estão crescendo. Não é verdade. O resultado pretensamente positivo ocorreu porque agosto teve 23 dias úteis (o maior mês do ano), contra 21 dias úteis em julho.
Assim, os 178.113 carros vendidos no mês passado representam na verdade uma queda de 7% das vendas diárias, índice mais confiável para analisar o mercado. No mês anterior foram vendidas 174.792 unidades e a média diária foi de 8.324, então a melhor do ano.
Na comparação com agosto do ano passado (199.853) houve uma queda de 10,9% e no acumulado do ano o setor acumula uma queda de 22,8%.
No ranking por marca, GM, Fiat e Volkswagen repetem as três primeiras posições, com a Fiat se recuperando (fechou com 16,6%, contra 17,3% da GM) e a Volkswagen se distanciando das duas concorrentes: a alemã ficou com 10,5% em agosto.
A novidade é a recuperação da Ford, que neste ano tem perdido a posição para a Hyundai e a Toyota, mas em agosto fechou em quarto lugar, graças às boas vendas do Ka, que vendeu mais de sete mil unidades e ficou em terceiro lugar no ranking por modelo.
Toyota e Hyundai, no entanto, estão na cola da Ford: as três ficaram com participação entre 9,5% e 9,8%.
Outro destaque, nesse caso negativo, é a queda da Honda no ranking. A marca japonesa fechou agosto com apenas 5,1% de participação, resultado do mau desempenho do Civic, que vendeu apenas 500 unidades: o consumidor preferiu esperar o lançamento do modelo novo, que chegou às concessionárias na semana passada.
A Honda ficou em oitavo lugar, atrás também da Renault. Nissan e Jeep fecham a lista das dez marcas mais vendidas em agosto. (O Mundo em Movimento/Joel Leite)