Adrenaline
As empresas Nvidia e Baidu (gigante de buscas chinês), formaram uma parceria para trabalhar em uma nova plataforma para veículos semi-autônomos. A Baidu espera usar a tecnologia para construir sua própria frota de táxis, de acordo com o site TechCrunch. Apesar de investimentos próprios, as parceiras também planejam oferecer seu sistema para fabricantes de automóveis, que poderiam otimizar seus veículos para terem inteligência artificial nas estradas.
Não foram revelados ainda muitos detalhes sobre o acordo entre as companhias, mas sabemos que esta nova plataforma chegará em carros topo de linha. A Nvidia irá trabalhar com a parte de inteligência artificial (IA), enquanto a Baidu vai contribuir trabalhando com o mapeamento das áreas. Juntos, elas esperam criar um sistema que trabalhe com mapas 3D, integrando os veículos autônomos que utilizam o mesmo software.
No entanto, não será um sistema completamente autônomo, como se o carro dirigisse 100% sozinho. As empresas só estão investindo no que chamam de “nível 3 de autonomia”, um passo antes de partir para a auto-condução. Isso significa que um carro pode andar sozinho em algumas, não todas, circunstâncias. O motorista não precisa acompanhar minuciosamente o trajeto e comandar o carro, mas será necessário que ele assuma o volante caso aconteça algo inesperado. (Adrenaline/Mariela Cancelier)