Mitsubishi suspende vendas de Pajero, Outlander e outros seis modelos no Japão

Carplace

 

A Mitsubishi anuncia nesta semana a suspensão da comercialização de oito modelos no Japão por conta do escândalo de manipulação de consumo. Conforme determinação do Ministérios dos Transportes, os veículos Pajero, Outlander, RVR (nosso ASX), Delica, Mirage e versões do i-MiEV, entre outros, devem deixar de ser vendidos até que novos testes de consumo sejam realizados. Todos apresentaram consumo real acima das médias divulgadas oficialmente pela Mitsubishi.

 

Conforme explica a agência de notícias Reuters, a suspensão das vendas deve durar algumas semanas, inevitavelmente comprometendo ainda mais o desempenho comercial da empresa. Nesse tempo, a Mitsubishi terá que realizar novos testes com os carros em questão e enviar todos os dados obtidos ao órgão regulador japonês. Os donos desses veículos também serão recompensados pelos gastos extras com combustível, com reembolsos que devem variar de US$ 290 a US$ 970.

 

Conforme já informado, a Mitsubishi usava métodos “pouco ortodoxos” para medir o índice de consumo de seus carros, de modo a conseguir médias melhores que os números reais. A fraude burlava as normas estabelecidas pelas leis japonesas e consistiam principalmente em modificar a pressão de ar aplicada aos pneus. Com a descoberta, as ações da marca sofreram um forte abalo na bolsa e a Nissan, que já era parceira em algumas áreas, passou a ter controle da empresa com a compra de 34% dos papéis. (Carplace/Dyogo Fagundes)