Auto Estrada
Versão topo de linha do hatch médio da Ford, disponível em mercados como o norte-americano, o Focus RS traz como destaquestração integral, câmbio manual de seis marchas e motor 2.3 de quatro cilindros Ecoboost biturbo, capaz de entregar 350 cv de potência e 48 kgfm de torque.
Esses números podem ficar ainda mais expressivos com o kit opcional de performance, que eleva a potência a 375 cv e permite acelerar de zero a 100 km/h em 4,5 segundos, contra os 4,7 segundos da configuração convencional.
Com desempenho tão expressivo, a Ford anunciou que vai oferecer, nos EUA, um programa que inclui aulas teóricas e práticas de pilotagem, incluindo dirigir o Focus RS no Autódromo Utah Motorsports em Grantsville, Utah. As aulas vão demonstrar recursos do modelo, como o controle de arrancada e os quatro modos de condução, como o “Drift Mode”, que permite derrapagens controladas.
A iniciativa, chamada pela Ford de “Academia da Adrenalina”, é aberta a proprietários dos modelos 2016 e 2017 do Focus RS e atualmente está em fase de cadastro dos interessados. A agenda com a programação será divulgada “nos próximos meses”. (Auto Estrada/Alessandro Reis)