Clássicos escapam da proibição e estão liberados para rodar em Paris

Carplace

 

A prefeitura de Paris anunciou há poucos dias uma determinação que proíbe a circulação de carros produzidos antes de 1997 pelas ruas da cidade durante a semana. A medida passará a valer a partir de julho e gerou tremenda repercussão entre os proprietários de carros desta faixa, bem como de motos fabricadas antes do ano 2000. Agora, porém, o governo local voltou atrás em um ponto específico e confirma que carros considerados clássicos ou de coleção estarão livres para trafegar pelas avenidas da capital francesa.

 

O acordo foi feito entre a prefeitura e a FFVE (espécie de federação nacional de veículos antigos), permitindo que modelos com mais de 30 anos não sofram qualquer restrição de circulação. Para tanto, os carros devem possuir um registro oficial que comprove o título de clássico.

 

Pra quem não lembra, o controle da circulação de veículos faz parte de uma série de medidas adotadas pela prefeita Anne Hidalgo para reduzir os níveis de poluição na Cidade Luz. Em todo primeiro domingo de cada mês, por exemplo, é vetada a circulação de qualquer carro na avenida Champs-Élysées, a principal da cidade. (Carplace/Dyogo Fagundes)