Cópia do Evoque gera processo contra marca

Jornal do Carro

 

A Jaguar Land Rover se cansou de tentar resolver uma questão de plágio por vias amáveis e abriu um processo contra a Jianling Motor, empresa chinesa que criou o Landwind X7, um utilitário-esportivo que copia o design do Evoque.

 

De acordo com a agência de notícias Reuters, o processo da marca inglesa, que pertence a Tata Motors, foi aberto na corte de Pequim com argumentos sobre direitos autorais e concorrência desleal. Apesar da disputa estar se desenrolando há alguns anos já, apenas agora que a Land Rover começou a produzir na China, a montadora britânica resolver tomar medidas legais.

 

Ter copiado o design do crossover britânico, que também será produzido no Brasil ainda este ano, não foi o suficiente para a Land Wind. Após a reestilização do Evoque, a montadora chinesa “se inspirou” mais uma vez nas linhas para renovar o visual do seu modelo.

 

Aqui no Brasil, onde a Jianling promete iniciar operações, as duas empresas já chegaram a um acordo de não comercialização do X7 para evitar uma nova disputa de direitos autorais sobre o visual do veículo. (Jornal do Carro)