Emplacamentos de ônibus recuam 42,8% no ano, aponta Fenabrave

Portal Fenabrave e Blog Ponto de Ônibus

 

As vendas de ônibus novos estão em baixa. Apesar de variação positiva entre abril e maio, números demonstram que crise no setor continua. Os emplacamentos de ônibus no acumulado entre janeiro e maio deste ano registraram queda de 42,8% em relação ao mesmo período do ano passado.

 

De acordo com o levantamento divulgado nesta quarta-feira, 1º de junho de 2016, pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), nos cinco primeiros meses do ano foram emplacados 5.745 veículos de transportes coletivos. Em igual período de 2015, foram vendidos exatos 10.043 ônibus.

 

Entre abril e maio deste ano, as vendas de ônibus tiveram alta de 9,61%, passando de 1.145 unidades para 1.255. O número, no entanto, ainda não é visto com otimismo pelo mercado, já que pode revelar apenas uma oscilação pontual.

 

Os motivos para o fraco desempenho do setor são os mesmos desde o ano passado: a crise econômica brasileira, motivada também pelo desajuste das contas públicas, fez com que fosse retraído o nível de investimento no país.

 

Com menos atividades econômicas, os ganhos das empresas e a arrecadação do poder público foram afetados, reduzindo a demanda pelos transportes coletivos, com o alto índice de desemprego, e os investimentos em obras de mobilidade urbana, o que impacta em na renovação de frota.

 

O quadro econômico também deixou mais difíceis os financiamentos de ônibus novos, que se tornaram menos vantajosos com regras mais rígidas e taxas de juros mais altos.

 

Em relação às marcas de ônibus, a Mercedes-Benz continua liderando, com mais de 50% do mercado, mantendo boa distância da segunda colocada, a MAN/ Volkswagen, com 14%. (Portal Fenabrave e Blog Ponto de Ônibus)