GM apresenta o novo Cruze argentino. Chega ao Brasil no segundo semestre

Car and Driver Brasil

 

Como prometido a General Motors apresentou na noite da última terça-feira, a nova geração do Chevrolet Cruze argentino. A cerimônia, descrita como o dia mais importante da marca na América Latina, aconteceu na região de Santa Fé. É lá onde fica localizada a fábrica que vai produzir o sedã em série a partir de junho. Com investimento de US$ 750 milhões da matriz, a unidade também será a responsável por abastecer o mercado brasileiro, que recebe o carro no segundo semestre.

 

Apesar das mudanças importantes na plataforma e dimensões, o grande destaque do novo Cruze é o motor 1.4 turbo com injeção direta, capaz de despejar 150 cv e 24,5 mkgf de torque, presente em todas as versões do sedã na Argentina. Os hermanos contam com opção de câmbio manual ou automático, ambos de seis marchas. Aqui, a marca deve manter a estratégia atual e oferecer apenas o último.

 

Nova geração

 

Outra novidade importante é a nova plataforma D2XX, modular para carros de tração dianteira da GM, e que teve o desenvolvimento chefiado pelos alemães da Opel. Apesar da nova arquitetura, os sistemas de suspensão são os mesmos: McPherson na frente e eixo de torção atrás. Não espere, portanto, o refino de Focus e Civic na absorção de impactos, por exemplo.

 

A nova base também permitiu que o Cruze crescesse, principalmente para dar mais espaço ao pessoal que vai atrás, uma das grandes falhas do modelo atual. São 6,8 cm a mais no comprimento, sendo 1,5 cm só no entre-eixos e 5,1 cm a mais na área dos joelhos de quem senta no banco traseiro.

 

Tal qual um adolescente na puberdade, o Cruze perdeu peso ao mesmo tempo em que ficou maior. O que é notável para um carro médio, que não usa materiais exóticos como alumínio ou fibra de carbono em sua construção. Só a carroceria perdeu 24 kg, enquanto 20 kg foram reduzidos no motor e outros 11 kg economizados na transmissão. No total, o novo sedã médio é 113 kg mais leve que o antecessor.

 

Com o novo motor e a renovada transmissão automática de seis marchas, a GM promete “consumo de popular” para o novo Cruze. A dupla também deve trazer a aceleração até os 100 km/h para a casa dos oito segundos. Número muito melhor que os atuais 11,3 s.

 

Entre os itens de segurança estão os freios ABS com EBD, controle de estabilidade, airbags frontais, e sistema de fixação Isofix. Sistema OnStar – que estreou recentemente no Brasil – e segunda geração do MyLink também estão no pacote. (Car and Driver Brasil)