Car and Driver Brasil
Anote na agenda: em agosto, o sedã Renault Logan e o hatch Sandero abandonam o atual motor quatro cilindros 1.0 16V Hi-Power de 80 cv por um novo 1.0 de três cilindros. Diferentemente do que foi especulado, não se trata do tricilíndrico da Nissan (as duas empresas fazem partes de uma mesma aliança).
“O novo motor foi desenvolvido pela engenharia da Renault local”, afirma uma fonte. A potência será ligeiramente aumentada, mas o maior ganho estará no melhor consumo. Para o fim do ano, Sandero e Logan trocarão o 1.6 de 106 cv pelo 1.6 da Nissan, com 111 cv.
Pulo do gato
Com o três cilindros a Renault terá uma arma extra para alavancar as vendas da dupla. Em 2015, o Logan teve 31.129 unidades emplacadas, segundo dados da Fenabrave. O número ficou bem longe do campeão do segmento – a GM vendeu 70.336 unidades do Prisma.
Já o Sandero fechou o último ano como o oitavo carro mais vendido no País: 78.147 unidades. Ainda assim, quase 48 mil carros a menos que o líder Onix (125.931). (Car and Driver Brasil)