“Infosiga SP” é lançado para embasar ações de segurança no trânsito

Portal Governo do Estado

 

Desde a última terça-feira, 23, dados sobre acidentes e óbitos no trânsito podem ser consultados via internet. Os números fazem parte do relatório “Infosiga SP – Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo”, que permitem a criação de ações de segurança para prevenir novas ocorrências.

 

“Estamos dando um passo muito importante para a redução de uma das principais causas de mortalidade – as chamadas causas externas”, afirmou o governador Geraldo Alckmin. “Antes, a maior causa externa era homicídio. Hoje, é acidente rodoviário, chegando a quase o dobro o número de perda de vidas”.

 

A iniciativa faz parte do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito para promover a segurança viária com meta estipulada pela ONU de diminuir em 50% o número de mortes no trânsito até 2020.

 

O Infosiga SP é baseado na triagem e tabulação de boletins de ocorrência da Polícia Civil do Estado de São Paulo, para o cálculo das estatísticas relativas a óbitos no trânsito. Para cálculo das estatísticas relativas a acidentes de trânsito com vítimas, são utilizados os dados recebidos pela Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal.

 

O relatório será divulgado todo dia 19 com informações sobre os acidentes e óbitos do mês anterior. As consultas podem ser feitas pela internet, no endereço www.segurancanotransito.sp.gov.br, com informações de todos os 645 municípios do estado de São Paulo. Lá, além da faixa etária, ainda há informações sobre o gênero da vítima, perfil do acidente e tipo do veículo.

 

Mão Dupla

 

O Estado também assinou convênios, por intermédio do Detran-SP, com 15 municípios para execução de ações voltadas à segurança no trânsito dentro das cidades. Serão destinadas a essas cidades cerca de R$ 10,5 milhões de recursos do Estado para serem investidos nos municípios em iniciativas voltadas para fiscalização, sinalização e educação no trânsito nestes municípios prioritários. O objetivo é que as iniciativas bem-sucedidas sirvam de modelo para outras cidades e possam ser replicadas.

 

Os 15 municípios escolhidos são: Amparo, Atibaia, Barretos, Catanduva, Fernandópolis, Itanhaém, Jacareí, Piedade, Praia Grande, Registro, Ribeirão Preto, São Carlos, São José do Rio Preto, São Roque e Sorocaba. (Portal Governo do Estado)