Chinesa Brilliance estuda instalação de montadora de veículos no Paraná

Reuters

 

A chinesa Brilliance está avaliando a instalação de uma montadora de veículos no Paraná, afirmou o governo do Estado nesta quinta-feira (25).

 

Segundo a agência de notícias do governo paranaense, o governador Beto Richa (PSDB) reuniu-se com os representantes da Brilliance para a América Latina, Loky Han e Frank Lee, nesta quinta-feira sobre a possibilidade de instalação de uma unidade da empresa no Brasil. A visita ocorreu após uma missão comercial do governo do Paraná à China em outubro do ano passado.

 

Na China, a Brilliance é parceira da BMW, que possui no Brasil uma fábrica de veículos de luxo construída em Santa Catarina. Caso confirme uma decisão de construir fábrica no Brasil, a Brilliance será a segunda montadora chinesa de automóveis depois da Chery a produzir no país.

 

O Paraná já abriga fábricas de veículos da Volkswagen, Renault e Volvo.

 

As conversas com os representantes chineses ocorreram em meio a crise atravessada pelo mercado de veículos do país, que deve ter este ano uma quarta queda consecutiva de vendas, depois de recuo de cerca de 27% em 2015, segundo dados da associação de montadoras, Anfavea. (Reuters/Alberto Alerigi Jr.)