Comprar seminovos de locadoras tem vantagens, mas exige cuidado

Car and Driver Brasil

 

Carros surrados com milhares de quilômetros rodados, manutenção precária e documentação fora de ordem. Se essa é a ideia que você faz dos seminovos à venda pelas locadoras, saiba que é uma imagem equivocada. Comprar um carro dessas empresas com preços mais baixos é um bom negócio. Mas fique de olho e tome alguns cuidados.

 

Bons descontos

 

As locadoras vendem seus seminovos com preço de 13% a 15% abaixo do valor da tabela Fipe, referência no setor. Mas elas não fazem isso porque são boas samaritanas. Como as empresas compram de uma só vez lotes de milhares de 0 km, ganham descontos de cerca de 20% e ainda lucram com isso. “Ao vendê-los, conseguimos passar o benefício ao comprador”, diz Alessandro Rodrigues, gerente da Car Sale da Hertz.

 

Baixa quilometragem

 

Os automóveis de locadoras têm, no máximo, 18 meses de uso e de 20 mil a 30 mil km rodados. Depois desse tempo de utilização, as empresas renovam suas frotas. Se o seminovo de seu interesse tiver uma quilometragem muito maior, desconfie e descarte a compra.

 

Financiar? É Possível

 

Uma das principais dúvidas de quem se interessa por seminovos de locadoras é se a compra pode ser feita por meio de financiamento. Sim, é possível pagar entre 12 e 60 meses. “Tudo depende do valor disponível do interessado, da taxa de juros e da parcela a ser paga todos os meses”, diz Rodrigues.

 

O carro está inteiro?

 

Fique tranquilo: as locadoras fazem a manutenção preventiva e dão garantia sobre a procedência do seminovo. Mesmo assim, veja o carro nos mínimos detalhes para conferir o estado de conservação da parte interna. Carros batidos ou com problemas sérios não são colocados à venda ao público.

 

Seguro garantido

 

A não ser que o carro tenha sofrido sinistro, as seguradoras não se negam a fazer cobertura dele. (Car and Driver Brasil)