Auto Estrada
A nova geração do utilitário esportivo SW4 chega hoje (18) às concessionárias Toyota mantendo a base estrutural de cabine sobre chassi, também utilizada na Hilux, mas pela primeira vez exibindo uma identidade visual própria por dentro e por fora, com dianteira e laterais bastante diferentes daquelas da picape da qual é derivada.
O trem de força, por sua vez, é idêntico ao utilizado pela Hilux, com motor 2.8 turbodiesel de 177 cv de potência e 45,9 kgfm de torque, associado com transmissão automática de seis marchas. A única diferença é que o SUV também conta, na sua versão de entrada, com motor V6 a gasolina de quatro litros, 238 cv e 38,3 kgfm. Em ambas motorizações, o câmbio é automático de seis marchas. Opção de motor flex chega apenas no segundo semestre.
Todas as configurações são equipadas com tração 4×4, caixa de reduzida e bloqueio de diferencial traseiro, além de controles de tração e estabilidade e assistentes de subida e descida em rampas. Ou seja, trazem ampla capacidade off-road para encarar estradas sem pavimentação.
São três as opções disponíveis do novo SW4, todas com o padrão único de acabamento SRX. A versão de entrada custa R$ 205 mil, traz motor V6 e espaço para sete ocupantes; a intermediária sai por R$ 220 mil, é turbodiesel e conta com cinco lugares; já a topo de linha tem preço sugerido de R$ 225 mil, também é diesel e oferece sete assentos.
A lista de itens de série inclui sensor de chave, partida do motor por botão, volante e bancos revestidos de couro, sete airbags, central multimídia com tela de sete polegadas sensível ao toque e GPS, controles multimídia no volante, direção elétrica, computador de bordo em tela colorida de 4,2 polegadas, ar-condicionado digital com saídas para as três fileiras de bancos, vidros, travas e retrovisores elétricos e tomada de energia elétrica de 220 V. (Auto Estrada/Alessandro Reis)