Carnaval afunda as vendas na quinzena

O Mundo em Movimento

 

Desta vez, a “explicação” pelo desprezível desempenho de vendas na primeira quinzena de fevereiro foi o Carnaval. Mas mesmo descontado o feriado da terça feira da Folia, dia 9, as vendas foram péssimas: 63.568 unidades, o que dá uma média diária de 6.357 carros e comerciais leves, um volume sem comparações com o registrado nas últimas décadas.

 

Diante de uma quinzena fora da curva, nem é possível avaliar o desempenho real de vendas por marca e por modelo, uma vez que as posições nos rankings devem ser alteradas na segunda quinzena.

 

De qualquer forma, vale registrar a continuidade da liderança da GM, com 10.523 unidades e a Fiat em segundo lugar, com 10.080. A Volks está em terceiro e a Hyundai mantém a quarta posição conquistada em janeiro, na frente da Toyota , quinta colocada, e da Ford, que ficou em sexto.

 

Honda, Renault, Jeep e Nissan completam a lista das dez marcas mais vendidas na primeira quinzena de fevereiro.

 

O Onix permanece na liderança de vendas por modelo, seguido pelo HB20. A novidade na lista é o crescimento do HRV, que aparece em nono lugar e a queda do Renegade, que ficou em décimo (o carro da Jeep fez o quinto lugar em janeiro). Destaque também para o Corolla, quarto colocado no período. (O Mundo em Movimento/Joel Leite)