O Mundo em Movimento
A Fiat não economiza adjetivos ao anunciar o seu novo veículo no mercado brasileiro, o Toro, que na verdade é uma picape, mas está sendo anunciado como “um veículo plural, que une qualidades de um utilitário esportivo, de uma picape e de um automóvel” e que criaria um novo segmento no mercado.
A picape Toro, é verdade, proporciona um conforto e uma dinâmica invejáveis, é feita sobre a plataforma do Renegade, de quem também empresta os equipamentos. As diferenças em relação ao carro da Jeep estão basicamente no desenho do painel e, obviamente, no visual externo. E, claro, na concepção do carro: ele usa a base do Renegade, mas é um carro único, tem personalidade própria.
Fiat Toro 2016 caçamba
A Toro traz alguns detalhes que devem ser destacados, como o “puxadinho” da caçamba, que amplia a capacidade de carga e permite, por exemplo, o transporte de uma moto, nada mau para uma picape cabine dupla do seu tamanho. A tampa na caçamba abre em duas folhas laterais e, delas, caem mais duas lâminas que formam a extensão do piso da caçamba. Esse extensor permite o aumento da capacidade de carga de 820 para 1.225 litros.
A propósito do tamanho da Toro: derivada do Renegade, ela é maior do que a Oroch, da Renault, que é derivada do Duster. A semelhança é apenas o fato de ambas serem derivadas de automóveis, assim como as picapes pequenas e diferentemente das picapes médias, que têm uma estrutura (chassi) mais reforçada. A vantagem da Toro é que, diferentemente das demais picapes derivadas de carros de passeio, ela tem capacidade de uma média: carrega uma tonelada.
Fiat Toro 2016 interna
A Toro tem três anos de garantia e o cliente poderá optar pela extensão da garantia por mais um ou dois anos. A Fiat oferece plano de revisão sob medida, onde o cliente pode comprar pacotes de revisões programadas de acordo com o seu perfil.
E a Toro tem versões com motor flex e diesel, com câmbio automático de 6 ou 9 marchas, ou manual de 6 marchas, com opções de tração 4×2 e 4×4. Tem 4.915 mm de comprimento. Começa custando R$ 76,5 mil na versão flex e chega a R$ 116,5 mil na versão a diesel 4 X 4 completa.
A versão flex tem motor 1.8 de 16V com câmbio automático de seis marchas e a versão com motor turbo tem um 2.0 de 16V com câmbio manual de seis marchas ou automático de nove marchas. Tem direção elétrica e um sistema de suspensão que garante um rodar confortável.
O carro vem com airbags para motorista e passageiro da frente, mas pode incluir airbag laterais e de janelas, além da proteção dos joelhos do motorista, somando sete airbags. Tem controle de estabilidade, monitoramento da tração e gerenciando a transferência de torque para as rodas.
Toro Freedom 1.8 16V Flex AT6 4PM
Motor 1.8 E.torQ Evo Flex de 16V, potência máxima 135/139 cv a 5.750 rpm (gasolina/etanol), torque 18,8/19,3 kgfm a 3.750 rpm (gasolina/etanol).
Toro Opening Edition 1.8 16V Flex AT6 4P
Motor 1.8 Flex 16V e câmbio automático de 6 marchas, série especial de lançamento traz mais equipamentos e um visual exclusivo. Além de tudo que já equipa a versão Freedom de entrada, ela conta com rodas de liga leve de 16” com parafusos anti-furto, faróis de neblina, retrovisores elétricos rebatíveis e luz de conforto, capota marítima na caçamba, ar-condicionado duas zonas, câmera de ré, volante de couro com borboletas
Toro Freedom 2.0 16V Diesel 4×2 e 4×4
Motor 2.0 Turbodiesel 16V da FCA com potência de 170 cv e torque de 35,7 kgfm, câmbio manual de 6 marchas e podem ter tração 4×2 ou 4×4.
Volcano, a versão topo da gama do Fiat Toro
Motor 2.0 turbodiesel, com o câmbio automático de última geração de nove marchas e com tração nas quatro rodas.
A Volcano conta com todos os equipamentos das versões anteriores e mais: ar-condicionado duas zonas, rodas de liga leve de 17”, câmera de ré, central multimídia, display de 7” colorido, faróis de neblina que acompanham as curvas. (O Mundo em Movimento/Joel Leite)