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A BMW apresentou nesta semana a nova geração do X1 no Brasil. Inicialmente importado, o modelo desembarca nas versões sDrive20i, sDrive20 X-Line e xDrive25i, com preços de R$ 166.950, R$ 179.950 e R$ 199.950, respectivamente.
Construído sobre a nova plataforma de tração dianteira e motor transversal do Grupo BMW (já utilizada no MINI Cooper e no BMW Série 2 Active Tourer), o novo X1 é maior que anterior em largura (23 mm) e altura (53 mm), com ênfase no espaço interno e porta-malas (505 litros). Além disso, a posição de dirigir ficou mais alta e a arquitetura interna é mais moderna, na mesma linha da minivan Active Tourer (veja nossa avaliação).
Ambas as versões vêm com motor 2.0 Twinpower (com turbo de duplo fluxo), sendo a 20i com 192 cv e tração dianteira e a 25i com 231 cv e tração 4×4 – com distribuição de 60/40 do torque entre os eixos dianteiro e traseiro, respectivamente. O câmbio é sempre automático de oito marchas, de fabricação Aisin, diferentemente dos BMW de motor longitudinal, que usam transmissão da ZF, também de oito velocidades.
Itens de série incluem sistema start-stop, borboletas no volante para trocas manuais do câmbio, modos de condução com função Eco Pro, sensores de estacionamento (traseiro), chuva e luz, seis airbags, controles de estabilidade e tração, pneus RunFlat e faróis full-LED. O sistema de navegação com tela de 6,5″ incorpora serviços de concierge, informações de trânsito em tempo real e aplicativos BMW para os smarthphones Android e iOS. A versão sDrive20i X-Line adiciona teto-solar, bancos dianteiros elétricos, espelhos rebatíveis e tampa do porta-malas elétrica. Por fim, a xDrive25i ainda traz rodas aro 19″ (conta 18″ das demais) e sistema de som HiFi.
A BMW já adiantou que a partir de março o novo X1 passa a ser montado na fábrica de Araquari (SC), ao lado dos Série 1 e Série 3. A novidade ficará por conta da injeção flex nas duas versões, mas não esperadas mudanças na potência e nem nos preços dos modelos nacionais. (Carplace/Daniel Messeder)