Google pretende lançar serviço semelhante ao Uber com carros autônomos

Auto Estrada

 

O Google planeja lançar em 2016 um serviço de táxis autônomos que serão solicitados via aplicativo de celular, nos moldes do Uber. De acordo com reportagem da Bloomberg, a gigante de tecnologia deve iniciar o serviço, de forma experimental, em uma das cidades onde está testando seus carros que rodam sem motorista – São Francisco, na Califórnia (EUA), é uma séria candidata.

 

Ainda de acordo com a reportagem, no ano que vem o Google pretende criar uma empresa separada exclusivamente para tocar o projeto de automóveis de condução autônoma, que usam câmeras, GPS e radar e sensores para identificar o ambiente ao redor e frear, acelerar e fazer curvas por conta própria, rumo a um destino previamente programado.

 

Atualmente, os veículo-robô do Google estão sob responsabilidade da Alphabet, empresa que toca os projetos de alta tecnologia do conglomerado, incluindo a divisão de robótica.

 

O próprio Uber está contratando especialistas para agregar carros autônomos ao serviço de transporte com automóveis convencionais, que necessitam de motorista. Montadoras como a Ford também têm iniciativas nesse sentido. (Auto Estrada/Alessandro Reis)