Ford EcoSport chega a 1 milhão de unidades produzidas no Brasil

Carsale

 

O Ford EcoSport acaba de atingir 1 milhão de unidades de produzidas na fábrica de Camaçari, na Bahia. Esses números compreendem apenas a produção brasileira, uma vez que o SUV também é feito nas unidades da Índia, Tailândia, China e Rússia, sendo vendida em mais de 125 países. A unidade da marca milionária foi uma versão FreeStyle 1.6 Flex.

 

A marca é alcançada 12 anos após o lançamento do utilitário esportivo que marcou a inauguração do segmento no Brasil. Além do mercado local, a produção brasileira atende diversos países latino-americanos. Do total de 1 milhão de unidades, cerca de 600.000 foram vendidas no Brasil e as demais na Argentina, Chile, Peru, Colômbia, Equador, Venezuela e México.

 

“O EcoSport abriu as portas para um novo cenário da indústria brasileira. Trouxe a possibilidade de acesso a um segmento até então restrito a modelos caros. Resultado de uma ampla pesquisa e de um trabalho da engenharia brasileira, o EcoSport foi concebido como sinônimo de criatividade”, ressalta Oswaldo Ramos, gerente geral de Marketing da Ford.

 

De acordo com a Ford, o modelo sul-americano conta com o mesmo padrão das demais versões mundiais. No Brasil, é oferecido com motores flex de alumínio, câmbio automático sequencial de dupla embreagem, direção elétrica, controle eletrônico de estabilidade, sistema multimídia SYNC e faróis de LED. Em 2013, foi também o primeiro veículo fabricado no Brasil a conquistar a nota máxima de 5 estrelas de segurança do Latin NCAP.

 

Confira a linha do tempo da história do EcoSport:

 

2002 – Pré-estreia no Salão do Automóvel de São Paulo.

2003 – Lançado em abril, criou um novo patamar de liberdade e versatilidade ao volante.

2004 – Lançamento da versão 4WD com tração total inteligente para uso fora de estrada.

2005 – Primeiro utilitário esportivo com motor flex, na versão 1.6.

2006 – Lançamento da versão FreeStyle com itens de design personalizados e conectividade.

2007 – Introdução do EcoSport Automático e aprimoramentos de design.

2008 – Lançamento do motor Flex 2.0, ampliando a versatilidade.

2009 – Celebração da produção de 500.000 unidades.

2010 – Introdução de novos itens de design e equipamentos.

2011 – Comemoração da venda de 700.000 unidades.

2012 – Lançamento simultâneo da geração global no Brasil, na Índia e na China, totalmente nova na plataforma, design, interior e introduzindo os motores Sigma 1.6 e Duratec 2.0.

2013 – Primeiro carro fabricado no Brasil a receber nota máxima de segurança de 5 estrelas do Latin NCAP.

2014 – Lançamento da versão FreeStyle 2.0 de seis velocidades com dupla embreagem. Início de vendas na Europa.

2015 – Lançamento do EcoSport 2016 com nova versão 1.6 Flex e transmissão sequencial de seis velocidades com dupla embreagem.

(Carsale)