Contran aprova controle de estabilidade obrigatório a partir de 2020

Auto Estrada

 

O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) aprovou a obrigatoriedade do controle eletrônico de estabilidade a partir de 2020 em todos veículos zero-quilômetro comercializados no Brasil, depois de fazer o mesmo com os freios ABS e o airbag duplo desde 2014.

 

A decisão será aplicada em duas etapas. Na primeira, em 2020, vai valer apenas para novos modelos e veículos que passaram por grandes mudanças, como troca de geração. A partir de 2022, a obrigatoriedade começa a vigorar para todos os modelos, inclusive aqueles lançados antes de 2020. As regras serão válidas quando forem publicadas no Diário Oficial da União, nos próximos dias.

 

Atualmente disponível em carros mais caros e também em (poucos) compactos, como Volkswagen Up TSI e Ford Ka, o controle de estabilidade atua em conjunto com o ABS e a central eletrônica do motor para corrigir a trajetória em casos de perda de aderência, aferida por meio de sensores. A correção é feita freando as rodas individualmente e limitando a aceleração sempre que for necessário. (Auto Estrada/Alessandro Reis)