Folha de S. Paulo
Nascido em São Paulo, Antonio Roncolati, 47, trabalha na Goodyear desde 1988. O executivo, que atualmente ocupa o cargo de diretor do setor de pneus comerciais, conversou com a Folha sobre desafios e perspectivas para o segmento de veículos pesados.
Folha Como a Goodyear está enfrentando a queda nas vendas de caminhões?
Antonio Roncolati A Goodyear tem 96 anos no país, e ainda vê um grande potencial no Brasil. Já passamos por muitas crises, mas sempre olhando o médio e o longo prazos. Por isso, continuamos investindo. Foram US$ 240 milhões entre 2012 e 2015, na planta de Americana (SP). O cenário é momentâneo. Temos que nos adequar, mas sempre projetando o futuro. O potencial que identificamos é muito grande. São mais de cinco milhões de pneus radiais de caminhão por ano no mercado de reposição.
Qual a representatividade do mercado de reposição para a Goodyear?
Em volume de pneus, a reposição é maior. No total, é um mercado muito grande, já que nós vendemos produtos para as principais frotas do Brasil.
E a reposição consegue atenuar a queda nas vendas para as montadoras?
Em um momento como o atual, esse mercado absorve parte do volume perdido. Estimamos que, no setor de reposição, não teremos queda na mesma proporção apresentada pelas montadoras.
Qual a perspectiva para o próximo ano?
É um cenário desafiador, mas com tendência de recuperação até 2020. É momento de aproveitar oportunidades. Por isso, não paramos os processos. Se havia a previsão de lançar um produto, vamos lançálo. Passamos por outras situações, mais fáceis e mais difíceis, mas elas sempre foram superadas. (Folha de S. Paulo)