Fundação Marcopolo lança Prêmio de Voluntariado Valter Gomes Pinto

Maxpress Net

 

A Fundação Marcopolo lançará, amanhã, dia 8 de dezembro, o Prêmio de Voluntariado Valter Gomes Pinto. O objetivo é estimular ações transformadoras na sociedade por meio do trabalho de voluntários na cidade de Caxias do Sul/RS. Além disso, tem como metas também reconhecer, promover e divulgar projetos de voluntários e as suas entidades; apoiar projetos sociais através do voluntariado, e, por intermédio dessas ações, colaborar para diminuir as desigualdades sociais.

 

O Prêmio Valter Gomes Pinto, que terá a forma de um concurso, visa identificar e estimular ações transformadoras promovidas por voluntários, sendo estes moradores da cidade de Caxias do Sul, com projetos ligados a crianças e adolescentes em situações de risco social e pessoal.

 

O prêmio tem como suporte a Parceiros Voluntários, entidade referência no estado do Rio Grande do Sul em voluntariado, que auxiliará na escolha dos projetos contemplados e credenciará a entidade vencedora apta a receber voluntários.

 

Para fins deste prêmio, considera-se trabalho voluntário a ação desempenhada por pessoas que, motivadas pelos valores de solidariedade, doam seu tempo e trabalham de maneira espontânea e não remunerada, para causas de interesse social e comunitário ligadas a crianças e adolescentes em situação de risco social e pessoal.

 

Podem participar do prêmio voluntários que atuem em escolas públicas e entidades assistenciais do município de Caxias do Sul/RS. A entidade e/ou projetos devem ter no mínimo dois anos de existência ou CNPJ ativo, ou seja, estar inscritos no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – COMDICA ou no Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS e, se escola, na Secretaria Municipal da Educação – SMED e na 4ª Coordenadoria de Educação 4ª CRE. Também é preciso estar credenciada na Parceiros Voluntários. Caso não haja cadastro na Parceiros Voluntários, as entidades interessadas serão informadas sobre o período para realizar o credenciamento.

 

Os participantes interessados em participar devem preencher a inscrição no formulário disponível no site da Fundação Marcopolo (www.fundacaomarcopolo.com.br). Cada participante poderá inscrever um projeto. As inscrições encerram-se em 29/01/2016.

 

Serão escolhidos, dentre todos os projetos inscritos, cinco finalistas, dos quais dois serão apontados como ganhadores. A escolha final será realizada com base nos seguintes critérios de seleção: Sustentabilidade do projeto – avalia a potencialidade/capacidade da organização para assegurar a continuidade futura do projeto com recursos próprios; Inovação – avalia a originalidade e inovação do projeto; Número de crianças e adolescentes envolvidos; Número de voluntários que trabalham no projeto; Capacidade de estabelecer parcerias com outras entidades; Envolvimento das crianças e adolescentes – avalia a participação efetiva dos mesmos na concepção e implementação do projeto; Projeto destinado a eliminar obstáculos ao exercício de direitos por parte dos cidadãos.

 

A entrega do Prêmio Valter Gomes Pinto de Voluntariado acontecerá de dois em dois anos culminando com a Festa Nacional da Uva, da qual o sr. Valter Gomes Pinto foi, por muitos anos, grande colaborador e voluntário. A premiação deste ano está marcada para o dia 01/03/2016, no estande da Marcopolo. Os prêmios serão em dinheiro para as entidades e deverão obrigatoriamente ser utilizados na ação/projeto objeto da premiação, obedecendo a quantia máxima estipulada para cada uma das categorias, conforme segue: 1° lugar: R$ 10 mil, e 2° lugar: R$ 5 mil. O voluntário responsável pela inscrição do prêmio receberá um troféu em reconhecimento. (Maxpress Net)