Chinesa Zotye compra a nacional TAC Motors

Jornal do Carro

 

A montadora chinesa Zotye anunciou a aquisição da brasileira TAC Motors. A empresa injetou R$ 190 milhões na negociação para a compra da fabricante de jipes localizada em Sobral (CE), e faz parte da estratégia da marca para sua chegada ao País. As marcas estavam em negociação desde março.

 

Com esse aporte, a TAC volta a produzir normalmente e não mais apenas sob encomenda. Além de melhorar o jipe Stark que tem motor turbodiesel 2.3 de 127 cv e 32,6 mkgf e câmbio manual de cinco marchas, a marca já desenvolve uma inédita picape com tração 4×4 – que deve chegar às lojas no final de 2016 -, uma versão flexível do jipe com câmbio automático e uma variante elétrica.

 

Os chineses pretendiam estar comercializando seus produtos já em 2015, com lançamento da marca no Salão do Automóvel 2014. “A fábrica que estava certa para ser instalada em Colatina (ES), a 150 km da capital Vitória, será levantada em outro lugar. O anúncio deve ser feito até o final do mês que vem”, diz o Diretor da Zotye Brasil, Cadu Barbosa.

 

Inicialmente serão fabricados apenas o compacto Z100 – que aqui será chamado de Lodge – que tem motor 1.0 três cilindros de 68 cv, e o utilitário-esportivo T200 (Hunter) com propulsor 1.5 de 110 cv, os dois motores serão “nacionalizados” para contar com a tecnologia flexível. Os preços divulgados para os modelos em 2014 iniciavam em R$ 23 mil e R$ 49.900, respectivamente.

 

Além dos dois modelos citados acima, a Zotye pretende trazer via importação um jipinho maior, o T600 com câmbio automático e motor 2.0, que brigaria com o competitivo segmento de Honda HR-V e Jeep Renegade, entre outros. O quarto veículo, também vindo da China, é o sedã Z500, que contará com motor 1.5 turbo a gasolina.

 

Além do Stark elétrico, a empresa pretende produzir um Zotye elétrico, a aposta é que seja o E01, que tem dimensões de um Smart Fortwo, mas aparência que remete ao Range Rover Evoque. Ele promete autonomia de 150 km e velocidade máxima de 80 km/h.

 

História da TAC Motors. Apresentado como protótipo em 2006, o jipinho Stark só chegou às ruas três anos depois, em uma série limitada de 199 unidades. A fábrica, que inicialmente ficava em Santa Catarina foi transferida de para Sobral, no Ceará, mas permaneceu parada de 2012 a 2014.

 

Atualmente, unidades do jipinho eram produzidas somente sobre encomenda e desde o início do ano os acionistas buscavam novos investidores para injetar dinheiro, o que permitiria aumentar a produção, além de fazer melhorias e mudanças visuais no 4×4. (Jornal do Carro)