Caminhões e mercado chinês impulsionam lucro da GM no terceiro trimestre

Reuters

 

A General Motors teve lucro antes de impostos recorde no terceiro trimestre, com a forte demanda por caminhões na América do Norte e melhoras das margens de lucro na China ofuscando a queda das receitas.

 

A GM publicou lucro de 1,50 dólar por ação no trimestre, alta de 55% na comparação com um ano atrás e bem acima dos 1,18 dólar por ação da média de expectativa de analistas de Wall Street consultados pela Thomson Reuters I/B/E/S.

 

O robusto trimestre da GM contrastou com os resultados decepcionantes de outras grandes empresas norte-americanas, que enfrentam desaceleração do crescimento na China e a queda das receitas devido à valorização do dólar.

 

Para a GM, um importante motivo para o sucesso foi a América do Norte, onde a gasolina mais barata impulsionou a crescente demanda por picapes e veículos esportivos, segmento nos quais a empresa é dominante.

 

A montadora gerou 72% de suas receitas trimestrais na América do Norte, onde as margens atingiram um recorde de 11,8%.

 

Na China, a fatia da GM no lucro da joint-venture no trimestre caiu para 463 milhões de dólares ante 484 milhões de dólares um ano atrás, mas as margens de lucro subiram para 9,8% ante 9,6%, refletindo vendas dos veículos de luxo e esportivos, mais caros.

 

No entanto, as receitas da GM no trimestre caíram 1,3%, para 38,8 bilhões de dólares, principalmente devido ao impacto do dólar valorizado. A GM disse que as receitas teriam sido 2,3 bilhões de dólares mais altas se o câmbio tivesse permanecido constante.

 

No trimestre, a GM teve 1,5 bilhão de dólares em despesas relacionados a um acordo com o Departamento de Justiça dos Estados Unidos investigando um recall por problemas de ignição em alguns de seus automóveis. Incluindo as multas, o lucro líquido totalizou 1,36 bilhão de dólares, ou 0,84 dólar por ação, versus 1,47 bilhão de dólares, ou 0,81 dólar por ação. (Reuters/Joseph White e Bernie Woodall)