Motor diesel da VW pode ter outro programa

Jornal do Carro

 

A agência de proteção ambiental dos Estados Unidos, a EPA, está investigando a Volkswagen pela possibilidade da marca ter um segundo programa instalados em seus carros diesel para enganar os testes de emissões e permitir que carros mais poluentes passem na homologação.

 

Esse segundo programa estaria instalado nos carros que iriam à venda em 2016, e que a VW já anunciou que só chegam às lojas dos EUA no final do ano que vem, e serviria apenas para aquecer o motor, mas a EPA está exigindos mais informações para garantir a função do software é apenas essa.

 

Desde que foi descoberto o “truque” que fazia os carros da Volkswagen passarem nos testes, mas em condições reais de uso poluírem mais do que o indicado, a EPA exige das montadoras a indicação de qualquer “modo especial” de funcionamento dos motores que possa alterar os dados de poluição, para que os testes possam ser ajustados a eles e garantir o padrão estipulado pela lei.

 

Entenda o caso. Desde que foi revelado nos EUA o software que engana os testes de emissões de poluentes, a Volkswagen assumiu a culpa e divulgou que em todo o mundo são cerca de 10,8 milhões de carros envolvidos das marcas VW, Seat, Audi, Skoda e VW Comercial. (Jornal do Carro)