Car and Driver Brasil
De acordo com o jornal belga De Morgen, a Audi optou por produzir o Q6, novo crossover elétrico da marca, na fábrica de Bruxelas. Para antecipar as linhas do modelo que será lançado em meados de 2018, a Audi revelou o conceito e-tron quattro durante o Salão de Frankfurt (Alemanha).
O modelo, baseado na segunda geração da plataforma MLB, ostenta linhas esportivas – principalmente com a queda abrupta ao fim do teto – e robustas, com grandes arcos de rodas e saias laterais com detalhes em plástico. A Audi também integrou faróis futuristas na dianteira, com a nova tecnologia de led orgânico (OLED).
A Audi diz que a carroceria foi pensada para beneficiar a aerodinâmica. Como resultado, o coeficiente de resistência é de apenas 0.25 cx. Se o modelo de produção preservar a estrutura, terá o melhor coeficiente de seu segmento.
Segundo a Audi as baterias foram instaladas entre os eixos traseiros, abaixo da área dos passageiros. Isso permitiu a redução do centro de gravidade e melhor balanceamento da distribuição de peso. As baterias foram desenvolvidas em cooperação com as empresas sul-coreanas LG e Samsung, permitindo que o e-tron quattro tenha mais de 500 km de autonomia.
Quattro
Sua potência é fornecida por três motores elétricos – um no eixo dianteiro e dois no traseiro. O sistema é semelhante ao utilizado no R8 e-tron. No interior, há espaço para quatro ocupantes. A tecnologia OLED também foi utilizada nas telas da cabine, incluindo duas delas para os passageiros do banco traseiro. Seguindo a nova identidade visual da Audi, prevista pelo conceito Prologue, a cabine é minimalista ao extremo: os botões foram substituídos por displays touchscreen. (Car and Driver Brasil)