Fiat Tipo: além do Brasil, Argentina também “deseja” produção local

Carplace

 

Depois que a Fiat fez o anúncio oficial do nome Tipo para o seu novo sedã médio (Egea), os rumores sobre a produção local ganharam mais força. Na semana passada a imprensa europeia já havia dito que o modelo seria feito Brasil – semanas atrás a marca disse que ele seria importado, mas a alta do dólar e a necessidade de acelerar a chegada de um substituto para a dupla Linea/Bravo pode fazer os planos mudarem.

 

Criado segundo o conceito “Born to be Sedan”, o Tipo está confirmado para diversos mercados da Europa, Oriente Médio e África. Todavia, a Turquia deve ser o único país onde ele será vendido como Egea, já que o nome do conceito fez sucesso por lá e a marca decidiu mantê-lo no modelo de produção.

 

Tipo

 

A nomenclatura Tipo é usada pela Fiat desde 1988, quando o hatchback homônimo foi lançado na Europa (no Brasil chegaria em 1993), seguido do sedã que se chamava Tempra. O nome só deixou de ser usado quando a marca resolveu apostar nos novos Bravo (3 portas) e Brava (4 portas). Agora, ressurgirá em um três volumes de posicionamento acessível e proposta estritamente familiar – longe da pegada esportiva do Tipo original.

 

Brasil x Argentina

 

Conforme dissemos, é justamente na fábrica pernambucana da FCA que o modelo tem grandes chances de ser fabricado a partir de 2017, nas versões sedã e hatch. O primeiro irá substituir o Linea e o segundo, previsto para ser apresentado no Salão de Genebra de 2016, entra no lugar Bravo.

 

Todavia, a matéria divulgada nesta quarta-feira (14) pelo site autoblog.ar,  mostra que os hermanos também estão de olho na produção local do Tipo, principalmente após o anúncio de Sergio Marchionne sobre um investimento destinado a um modelo inédito na planta de Córdoba. Recentemente, fornecedores locais começaram a receber cotações de peças para um novo modelo da Fiat. Especula-se que seja o sucessor do Siena, porém, os mais otimistas apostam no próprio Tipo. (Carplace/Julio Cesar)